Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » 3 bolsas de estudo para estudar na Alemanha

3 bolsas de estudo para estudar na Alemanha

Olá leitores do Canal do Ensino!

Confira três dicas de bolsa de estudos para os interessados em estudar graduação ou fazer pesquisas na Alemanha.

A Universia Brasil, maior rede ibero-americana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu um pacote com 3 bolsas de estudo para estudar na Alemanha. Entre as oportunidades encontram-se bolsas de graduação, pesquisa e intercâmbio de cientistas. Confira:

1) Bolsas para o Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs

O DAAD oferece, em parceria com universidades alemãs selecionadas, o “Hochschulwinterkurs“, curso de alemão com duração de quatro a seis semanas, realizado nos meses de janeiro e fevereiro.

O curso, todo ministrado em alemão, é oferecido pelas universidades de Düsseldorf, Essen, Freiburg eLeipzig. O programa é destinado exclusivamente a estudantes universitários que possuam bons conhecimentos de alemão e que possuam excelente desempenho acadêmico. Podem se candidatar estudantes de graduação e de mestrado stricto sensu de todas as áras.

As inscrições vão até o dia 11 de junho de 2012 e devem ser feitas por meio do formulário de inscrições, disponível em inglês e em português. Os estudantes selecionados receberão benefícios como seguro saúde e uma bolsa de 2.625 euros.

Para participar o estudante deve ter nacionalidade brasileira ou residência permanente no Brasil, estar matriculado em universidade brasileira com 6º período concluído até o mês de dezembro anterior à viagem, CR igual ou superior a 8 e conhecimentos de alemão correspondentes ao nível intermediário B1 – para todas as carreiras – e B2 – para germanistas. Além disso, é necessária uma carta de motivação escrita em alemão.

Mais informações estão disponíveis no edital.

2) Intercâmbio de Cientistas

O DAAD oferece auxílio para cientistas brasileiros que estejam interessados em realizar estadias de pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa alemães, por período de um a três meses. Para que o projeto seja aprovado, uma agência brasileira deve aprovar o pedido e custear a passagem aérea.

Em contrapartida a isso, o DAAD financiará a viagem de pesquisadores alemães convidados para uma pesquisa em universidades ou institutos de pesquisa no Brasil. Os parceiros brasileiros do DAAD são: CAPES, FAPESP, FAPERJ, FAPEMIG, FAPERGS, FACEPE, FAPESC.

As inscrições possuem fluxo contínuo, desde que sejam feitas com quatro meses de antecedência. Para participar é necessário que os interessados possuam doutorado e publicações em nível internacional, convite do pesquisador anfitrião e plano de trabalho. Os selecionados terão benefícios que incluem a passagem aérea (paga por agência brasileira) e ajuda de custo mensal igual a 1.990 euros.

Para se inscrever é preciso preencher o roteiro de inscrição para intercâmbio de cientista.

3) Bolsas IMU-EEP para pesquisa em matemática

A União Internacional de Matemática (IMU) e a Fundação Einstein Berlim estão oferecendo bolsas para doutorandos e pesquisadores da área de matemática. O objetivo do IMU Berlin Einstein Foundation Program (EEP) é aumentar a interação entre os jovens matemáticos de países em desenvolvimento com o intenso ambiente matemático de Berlin.

As candidaturas são contínuas, com seleção a cada três meses, e devem ser encaminhadas com pelo menos seis meses de antecedência. O comitê de seleção avalia os novos pedidos.

Os requisitos necessários para abrir uma solicitação de bolsa estão disponíveis no site. Mai informações podem ser obtidas por meio do e-mail imu-esb@math-berlin.de.

Fonte: Universia Brasil

Um abraço e até a próxima

Curta o Canal do Ensino no Facebook e siga os nossos posts no @canaldoensino.

Divulgue este artigo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo