Você está aqui:Home » Dicas » Eventos e Palestras » 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Olá leitores!

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontece entre 22 e 31 de agosto de 2014 no pavilhão de Exposições do Anhembi.

A Bienal reunirá as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800 mil visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60 mil m².

De acordo com a organização, a edição 2014 da Bienal do Livro de SP se dividir em oito grandes espaços: Arena Cultural, Escola do Livro, Cozinhando com Palavras, Salão de Ideias, Espaço Imaginário, Anfiteatro, BiblioSesc e Estande Edições SESC.

Veja os destaques de cada um dos oito espaços da 23ª Bienal do Livro de SP:

Arena Cultural
A organização informa que aqui autores, tanto nacionais quanto estrangeiros, participam de sessões de bate-papo e de palestras. Alguns dos desaques são Harlan Coben, Cassandra Clare, Ken Follett, Sally Gardner, Kiera Cass, Hugh Howey, Mário Sergio Cortella, Paulo César Araújo e o Eduardo Spohr.

Retirada de senhas meia hora antes de cada evento.

Salão de Ideias
De acordo com a nota, o tema do Salão são “discussões atuais e de amplo interesse, abordando temas de relevância social, livro e leitura, literatura e suas conexões com outras linguagens artísticas”. Participam nomes como Jeff Lindsay, Cristovão Tezza, Patrícia Melo, Luiz Ruffato, Milton Hatoum, Silviano Santiago, Hans Ulrich Gumbrecht, Alex Ross, Chico César, Ziraldo e Eva Furnari.

Retirada de senhas na bilheteria do espaço, meia hora antes da abertura das mesas. Vagas limitadas.

Anfiteatro
Estão previstos 44 espetáculos de teatro, música, dança, circo e cinema, sempre inspirados pela literatura. A programação é relacionada ao Sesc São Paulo. Os shows vão ser feitos por Hermeto Pascoal, Zélia Duncan; Lirinha, Emicida, André Abujamra, Tetê Espíndola, Rita Gullo (com participação do pai, o escritor Ignácio de Loyola Brandão e Zeca Baleiro.

No teatro, estão previstas as peças “Imago – Uma lua n’água”, O filho eterno”, “Carta ao pai”, “O natal de Harry” e “A hora errada”.

Os filmes previstos são “O menino e o mundo”, “Uma história de amor e fúria”, “Hoje eu quero voltar sozinho”, “Eduardo Coutinho, 7 de outubro” e “A fantástica fábrica de chocolate” (o de 1971).

Na área de dança, vão ser apresentadas as montagens “Livro”, “Eu em ti”, “Clariarce” e  “Pequena coleção de todas as coisas”. Já o circo vai ser representados pelas apresentações dos espetáculos “Circo de pulgas”, “O descotidiano” e “WWW para freedom”.

Para o público infantil, foram selecionadas oito peças, dentre elas “Felpo Filva”, “Cocô de passarinho” e “As bruxas da Escócia”.

Distribuição de senhas na bilheteria, meia hora antes do início das atrações. Vagas limitadas.

Cozinhando com Palavras
Livros de gastronomia e debates sobre literatura, comida e cultura são os assuntos do espaço, que tem curadora do chef André Boccato. A proposta é a mesma das edições de 2010 e de 2012 da Bienal. Também foi levada à Feira do Livro de Frankfurt em 2013. Dentre os participantes convidados agora, estão Alex Atala, Palmirinha, Rodrigo Oliveira, Carlos Bertolazzi, Roberta Sudbrack, Carla Pernambuco e Monica Rangel.

Retirada de senhas meia hora antes de cada evento.

Espaço Imaginário
Espécie de “ateliê aberto”, como descreve a organização, o espaço é voltado ao desenho. Haverá materiais disponíveis para desenho livre. São, ao todo, 36 encontros com ilustradores, desenhistas, cartunistas e quadrinistas, descreve o material de divulgação. Já cofirmaram nomes como Maria Eugenia, João Montanaro, Luke Ross, Lúcia Hiratsuka e Manu Maltez.

Participam também Regina Drummond, Karen Acioly, Daniel Munduruku, Pedro Bandeira, Eva Furnari, Pam Gonçalves, Tatiana Feltrin, Heitor Pitombo, Cassius Medauar, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, Gabriel Niemietz e Jéssica Campos.

Distribuição de senhas no local, meia hora antes do início das atividades, com vagas limitadas.

BiblioSesc
Nas duas praças do evento, quatro caminhões-biblioteca deve oferecer ao público 120 atividades O  BiblioSesc vai ter de contação de histórias a espetáculos de música e literatura. Em “Clássicos da periferia”, são convidados Ellen Oléria, Rappin Hood, OGI, Rael, Marcelo Gugu, Xis, Nega Gizza e GOG.

Edições Sesc
No estande, haverá lançamentos de livros, bate-papos e intervenções artísticas. Dentre os encontros, destaca-se o de Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski, mãe e filha do poeta Paulo Leminski.

Escola do Livro
Cursos, workshops e palestras para quem trabalha com criação, produção, promoção e venda de livros.

Retirada de senhas meia hora antes de cada evento.

Informações:

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Quando: de 22 a 31 de Agosto de 2012
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana)
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira das 9 às 22h (com entrada até as 21h); sábados e domingos, das  das 10h às 22h (com entrada até as 21h)
Ingressos: R$ 12 (segunda, terça, quarta e quinta) R$ 14 (sexta, sábado e domingo)

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo