Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 21 Filmes sobre professores e educação

21 Filmes sobre professores e educação

Olá, leitores!

Uma boa opção para a mistura “aprendizado e entretenimento” são mesmo os filmes. São aquelas duas horas que você fica em frente à tela, que você viaja para outros mundos e tem acesso aos mais diferentes tipos de conhecimento. Para entrar ainda mais nesse clima, veja aqui 20 filmes sobre professores e educação.

As produções listadas abaixo representam várias nacionalidades e épocas, já que o cinema é universal e atemporal, para todos, sempre, e de todas as idades. Alguns são baseados em livros e outros em fatos históricos.

Filmes sobre professores e educação

Ao Mestre Com Carinho (1967)

Clássico entre os educadores. Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados e desordeiros, neste filme que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60.

Meu Mestre, Minha Vida (1989)

Neste filme, um professor autoritário se torna diretor na problemática escola de onde havia sido demitido. Com métodos diferenciados, ele se propõe a fazer uma verdadeira revolução no colégio, colecionando amigos e inimigos no percurso.

Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Conta a história de um professor de poesia revolucionário em uma escola preparatória para jovens, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores.

Madadayo (1993)

O último filme do diretor Akira Kurosawa conta a história das últimas décadas de vida de Hyakken Uchida, professor e escritor que se aposenta no início dos anos 40. Para reconhecer o talento do professor, seus antigos alunos fazem reuniões para matar as saudades e trocar experiências

Mentes Perigosas (1995)

Ex-militar passa a ser professora em um colégio de uma comunidade pobre onde os alunos são quase todos rebeldes por natureza. Sem sucesso nos ensinamentos, ela passa a aplicar métodos não-convencionais como karatê, letras de Bob Dylan e acompanhamento pessoal.

Gênio Indomável (1997)

O filme conta a história de um jovem com problemas de comportamento que trabalha como servente de uma universidade. Ele se revela como um gênio da matemática, mas precisa fazer terapia. Com uma atitude difícil, ele só vai mudar depois de conhecer um certo analista.

Anna e o Rei (1999)

Em 1860, uma inglesa vai até o Sião para ser tutora dos 58 filhos do Rei. A convivência expõe o choque de culturas, desentendimentos e até o início de um romance entre o jeito de ser do oriente e do ocidente.

Nenhum a Menos (1999)

Em uma escola no interior da China, uma adolescente de 13 anos se torna professora de uma escola para crianças e faz de tudo para ensinar o que pode e não perder alunos pra o estilo de vida de suas famílias.

Encontrando Forrester (2000)

Neste filme, um adolescente ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite e lá ele conhece um escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Aos poucos, o escritor descobre que o estudante tem muito talento e passa a incentivá-lo. Mas é ele que acaba aprendendo muito mais.

Uma Mente Brilhante (2001)

Este filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Ele chegou a ganhar o Prêmio Nobel, mas enfrentou diversos problemas em sua vida pessoal devido ao diagnóstico de esquizofrenia.

O Clube do Imperador (2002)

O filme mostra a história de um professor de uma escola para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá, ele dá lições de moral através do estudo de filósofos gregos e romanos. Sua vida muda totalmente quando recebe um novo aluno na escola.

Ser e Ter (2002)

O documentário acompanha os estudantes de uma escola rural da França, do jardim da infância até o último ano do primário, dos quatro aos 11 anos. O período mostra as crianças em pleno processo de formação do conhecimento e da identidade pessoal

Escola de Rock (2003)

Um músico desempregado e com dívidas, aceitar dar aulas como professor substituto em uma escola de disciplina rígida. Ele torna-se um ídolo para seus alunos, que até montam sua própria banda e aprendem muito mais que apenas música.

Half Nelson Encurralados (2006)

Numa escola na periferia de Nova York, frequentada majoritariamente por alunos negros e latinos, um professor viciado em drogas passa a discutir filosofia e dialética com os estudantes. Ele acaba conferindo especial atenção para uma aluna frustrada com a vida que leva.

Pro Dia Nascer Feliz (2006)

Esta produção mostra as dificuldades que os adolescentes brasileiros enfrentam nas escolas. Estudantes ricos e pobres, professores e educadores falam sobre situações que revelam precariedade, preconceito, violência e esperança, apresentando um quadro geral das desigualdades e da violência no país a partir da realidade escolar.

Escritores da Liberdade (2007)

Esta produção é baseada em uma história real e mostra de maneira emocionante os desafios da educação moderna, principalmente em um contexto socioeconômico problemático.

Maria Montessori – Uma Vida Dedicada as Crianças (2007)

O filme conta a emocionante história da primeira mulher italiana formada em uma faculdade de medicina e de suas lutas contra o fascismo italiano pela aceitação de seu método de ensino, abordando alguns de seus dramas pessoais.

A Onda (2008)

Em uma escola da Alemanha, para explicar a diferença entre anarquia e autocracia, um professor propõe criar um governo fascista dentro da sala de aula. Esse projeto recebe o nome de “A Onda”. Só que o professor perde o controle da situação, e os alunos começam a espalhar aquele conceito pela cidade. O educador tenta acabar com tudo, mas aí já é tarde demais.

Entre os Muros da Escola (2008)

Baseado em um livro de mesmo nome, este filme mostra as experiências do professor de literatura François Marin em uma escola na periferia de Paris, na França. O docente tenta estimular os estudantes, mesmo tendo que lidar com o descaso e falta de interesse dos alunos.

Preciosa – Uma História de Esperança (2009)

Adolescente de 16 anos que teve uma vida bem difícil é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.

Larry Crowne – O Amor Está de Volta (2011)

Funcionário antigo de uma loja é demitido por não ter curso superior e resolve entrar para a faculdade. Lá, ele conhece uma professora de oratória desestimulada. O relacionamento deles vai transformar a vida dos dois.

Diversão e cultura. Entretenimento e aprendizado. Está tudo nesses filmes sobre professores e, principalmente, filmes sobre educação.

Até a próxima!

Fonte: Cinema Classico

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo