Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 20 análises de filmes que podem cair no vestibular

20 análises de filmes que podem cair no vestibular

Olá Estudante,

Neste final de ano, milhares de jovens em todo país estão se preparando para prestar o vestibular. Além do Enem que ocorre em novembro, outras grandes universidades brasileiras terão seus exames avaliativos também nos últimos meses do ano e se preparar pode ser uma tarefa pesada se não houver um planejamento do que estudar.

Muitas instituições dispõem de conteúdos programáticos e obras obrigatórias, caso da Universidade de São Paulo que também terá a primeira etapa do vestibular em novembro. A Fuvest, por exemplo, exige oito livros de literatura para o seu exame – sendo sete da literatura brasileira e portuguesa, com autores conhecidos como José de Alencar e Machado de Assis; e um do autor angolano, Pepetela, novidade entre as obras exigidas –, mas isso não quer dizer que apenas os livros tenham a oferecer como parte do conteúdo da prova.

Outras instituições costumam também incluir análises de filmes em seu conteúdo avaliativo. Muitos desses longas contam fatos importantes e relatos históricos ou tratam de temas sociais que ainda são vividos pelas nações. A Casper Líbero, também de São Paulo, é uma das instituições que incluem obras audiovisuais em seu conteúdo. Neste ano, ela listou quatro filmes para sua prova do vestibular 2017, além dos livros.

E os longas metragem?

É fato que os longas metragem costumam retratar algo ou um momento já passado e de extrema importância para a história, então há bons filmes que podem te ajudar a entender a Segunda Guerra Mundial, por exemplo.

Com esse recurso, é possível ver vários pontos de um momento histórico e ter uma melhor percepção do conteúdo. Além disso, muitos desses longas são adaptações de livros, algumas exigidas pelos vestibulares. Embora não sejam tão detalhados como as obras físicas, podem ser utilizadas como complemento destas.

Boa parte dessas obras também podem servir de auxílio na redação do Enem, a temática de alguns já foi até usada como proposta da redação, caso do longa Central do Brasil, um clássico cinematográfico do país que tem como pano de fundo a migração, tema da redação em 2012.

Mesmo que o tema só seja revelado no dia da prova, algumas temáticas são previstas e estudadas em cursinhos pré-vestibulares. No geral, as redações costumam abordar assuntos que estão afetando o cotidiano da sociedade nos dias atuais. Sendo assim, é fácil para reconhecer esses assuntos em alguns filmes.

Estudar por meio de filmes pode ser um recurso interessante para quem prestará vestibular esse ano e a lista dos que podem ajudar nesse processo é bem recheada. Basta se organizar para conseguir ver todos os livros a tempo, além de servir como um escape da rotina pesada de estudos.

O Enem acontece no final de semana dos dias 5 e 6 de novembro, enquanto a primeira etapa da Fuvest é só no dia 27. Sendo assim ainda há cerca de um mês para ver todos os filmes a tempo.

Uma boa ideia é também ver análises dos títulos na internet, para captar melhor a mensagem que o longa quis passar. E, como a internet dispõe de quase tudo em seu acervo, é possível encontrar questões sobre os filmes que caíram em vestibulares passadas, um meio de ver se os estudos estão dando resultados.

Confira alguns dos filmes que podem lhe ser úteis nessa empreitada e mergulhe de cabeça nessas obras:

Olga (2004)

Talvez você já tenha ouvido falar da história de Olga Benário Prestes na escola, pois saiba que a comunista tem um filme para contar em detalhes sua trajetória e entender a situação política brasileira durante a ascensão de Adolf Hitler. Olga era uma alemã judia com orientação comunista e que participou de treinamento militar em Moscou antes de ser enviada ao Brasil junto a Luís Carlos Prestes, a fim de liderar a Intentona Comunista em 1935.

A revolta não dá certo e ela chega a viver clandestinamente com Prestes por alguns meses, mas é encontrada e deportada pelo Governo Varga a Alemanha, onde foi recebida pela Gestapo e mandada a um campo de concentração enquanto estava no sétimo mês de gestação. Ao ter a filha, só pode permanecer com ela durante a amamentação. A militante morreu com outras 199 mulheres em uma câmara de gás em 1942. Tudo isso é mostrado no filme.

A Lista de Schindler (1993)

O longa conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que ajudou a salvar mais de mil judeus durante a Segunda Guerra, tendo os contratando para trabalhar em sua fábrica. É um clássico, vencedor de sete Oscars, entre eles o de Melhor Filme, e ótimo para entender sobre o Holocausto e o impacto social do Nazismo no mundo. Ele apresenta boas referências daquela época e sobre o genocídio dos judeus.

O Nome da Rosa (1986)

É a adaptação do livro homônimo de Umberto Eco e conta a história do frade franciscano Guilherme Baskerville e seu aprendiz. Ambos são chamados para desvendar um crime insólito em que sete monges foram assassinados ao longo de sete dias e noites durante uma abadia. Embora seja uma história fictícia, ambienta bem a era medieval e passa uma boa ideia de como era a Europa naquela época. Retrata o período do Renascimento, que resgataria os valores antropocêntricos e racionais como o teocentrismo e dogmatismo católico.

Getúlio (2014)

Este filme irá ajudá-lo a entender os debates políticos durante a Era Vargas. O longa destaca os ataques sofridos por Getúlio por parte da imprensa, além da relação hostil entre ele e Carlos Lacerda, líder da União Democrática Nacional (UDN). São retratados os últimos 19 dias de vida do então presidente do Brasil, durante uma crise desencadeada pelo atentado da rua Tonelero, resultando em seu suicídio.

Xingu (2012)

Outro filme que narra parte da história brasileira, também durante a gestão de Getúlio Vargas. Neste é contada sobre a Marcha para o Oeste, ação política que tinha como objetivo o incentivo a migração para o centro do país. O longa conta a história dos irmãos Villas-bôas em sua expedição no Roncador-Xingu, que fazia parte da marcha. Mostra também o primeiro contato das tribos indígenas isoladas no local e a criação do Parque Nacional do Xingu.

Adeus Lênin (2004)

O filme retrata a história da professora Kathrin Sass, defensora do regime soviético que fica em coma em um período de oito meses. Ao acordar, o Muro de Berlin já havia caído e a Guerra Fria acabado. Temendo que ela não aguentasse o choque de ver o capitalismo entrando na antiga Alemanha Ocidental, seu filho arma uma encenação para que a mãe pense que tudo ainda está como antes do coma. Este filme irá te fazer entender sobre a última grande alteração geopolítica internacional.

12 Anos de Escravidão (2014)

Baseado na autobiografia de Solomon Northup, um negro que nasceu livre em Nova York mas que foi capturado e vendo como escravo em Louisiana, local onde trabalha por 12 longos anos. É uma aula sobre o país no século XIX, que estava dividido entre o norte progressista e o sul conservador.

Lincoln (2012)

Com este filme você irá entender um pouco mais sobre a Guerra Civil Americana, que durou de 1861 a 1865. O longa retrata o interesse do então presidente, Abraham Lincoln, em aprovar a emenda constitucional para abolir a escravidão na Câmara e as tensões causadas a republicanos e democratas sobre a aprovação da mesma.

Desmundo (2003)

O longa foca no início da era colonial no Brasil, sob domínio dos portugueses. Nesta época, a coroa tinha o costume de enviar órfãs ao país para tentar frear a miscigenação entre portugueses e índios. A obra é baseada no livro da cearense, Ana Miranda.

Central do Brasil (1998)

Este clássico conta sobre a viagem de Dora e Josué ao sertão nordestino. Ele traz uma crítica social do migrante nordestino para as grandes capitais brasileiras em busca de uma vida mais digna. Dora trabalha no terminal ferroviário Central do Brasil, no Rio de Janeiro, escrevendo cartas para analfabetos, quando seu caminho se cruza com o de Josué, cujo a mãe é atropelada após sair da estação. Em 2012, a migração foi tema da redação do Enem.

Tempos Modernos (1936)

Uma releitura sobre a desumanização e alienação durante a era industrial. O filme é tão clássico que ainda é em preto e branco, e traz Charles Chaplin como protagonista, além de ajudar a entender como era a sociedade na época entre a passagem da modernidade para a industrialização. É uma crítica forte ao Fordismo, que tinha como objetivo substituir o homem pela maquina, e permite entender as relações de trabalho no começo do século XX.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006)

Retrata a fuga do regime militar dos pais de Mauro, um menino de 12 anos. O garoto acredita que seus pais saíram de férias, mas sem nenhum motivo aparente. Vai ajudar a entender sobre a Ditadura Militar no Brasil e suas consequências perante a sociedade.

Os Miseráveis (2012)

A obra se passa na Revolução Francesa, durante o século XIX. Este é um dos episódios mais delicados da história contemporânea e, retrata a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832, época em que a população francesa estava sendo devastada pela cólera.

Mississipi em Chamas (1988)

Nesta obra o tema principal é a segregação racial americana. O longa gira em torno da investigação da morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade norte-americana.

O Diário de Anne Frank (1959)

Mais um filme que irá auxiliar na temática do holocausto. Ele conta a história de Anne Frank, uma garota judia que se muda para a Holanda durante a ascensão de Hitler e passa alguns anos escondida junto a sua família, retratando toda sua rotina em um diário até ser capturada pela Gestapo e levada para um campo de concentração. Anne morreu de tifo em março de 1945, poucos meses antes do fim da guerra.

O Menino do Pijama Listrado (2008)

Além do holocausto e da Segunda Guerra, esta obra faz uma crítica social sobre as consequências do nazismo. A trama é situada, em grande parte em um campo de concentração, mostrando a amizade de um garoto alemão com outro judeu, toda diferença de classes e os horrores causados pelo holocausto. A inocência dos dois garotos não deixa claro para ambos que vivem em situações diferentes, e nem os fazem perceber que os muros que os separam são por conta da guerra.

O Pianista (2002)

Esta obra traz todas as etapas do extermínio nazista até o fim da guerra, e trata-se de uma história real. O longa mostra a formação e o levante do gueto de Varsóvia através da perspectiva do pianista polonês, Wladyslaw Szpilman. Ele e sua família acompanha a invasão nazista a Polônia e a perseguição aos judeus entre 1930 a 1940. Szpilman é o único sobrevivente em sua família e se esconde em prédios ruídos. Ironicamente, ele é salvo por um soldado nazista, que conhecia seu trabalho como pianista e o admirava.

Guerra de Canudos (1997)

Importante filme sobre a história brasileira e narra um de seus maiores dramas, a guerra entre sertanejos e a poder da República. O pano de fundo desse drama é uma família dúvida entre acompanhar o Conselheiro e sua marcha ou continuar na condição miserável em que vivem.

13 Dias que Abalaram o Mundo

Esta obra aborda de maneira bem clara e ampla sobre o episódio da “Crise dos Mísseis”, época em que o governo soviético implantou mísseis em Cuba que eram capazes de carregar ogivas nucleares. Por sua vez, os EUA já tinham instalado mísseis na Turquia, tendo como alvo a URSS. O ponto mais tenso da Guerra Fria é abordado por este longa.

Nascido em 4 de Julho (1959)

Para entender um pouco mais sobre a Guerra do Vietnã, que durou de 1959 a 1975, assista este longa. A trama é iniciada exaltando o estilo de vida americana, para posteriormente criticar esse modelo. Além disso, é colocado em pauta os problemas das relações geopolíticas constituídas pela nação, permeando questões dramáticas pelas quais os soldados eram submetidos durante a guerra.

Curtiu?

Deixe seu opinião para que possamos sempre aprimorar o conteúdo para vocês!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo