Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Culinária e Gastronomia » 18 cursos de gastronomia gratuitos a distância

18 cursos de gastronomia gratuitos a distância

Olá, leitores!

A dica hoje é para quem gosta de cozinhar ou quer se especializar e investir de vez na profissão. Selecionamos cursos de gastronomia online gratuitos, canais no You Tube com dicas de culinária e até sites internacionais com todo tipo de sugestões relacionada à cozinha, receitas e tudo o que você deve saber para se tornar um verdadeiro chef.

Então se você gosta de experimentar novos temperos, tem sua própria horta em casa e não admite usar molho de caixinha, dê uma olhada em nossa lista abaixo e, quem sabe, aprenda até uma nova profissão.

Conheça 18 cursos de gastronomia gratuitos a distância

Prime Cursos

Este site oferece 6 cursos grátis de culinária:

Samba Cooking

O Samba Cooking se intitula um canal de gastronomia italiana em português. Eles oferecem cursos gratuitos e aulas livres com receitas individuais e dicas de técnicas usadas na cozinha.

Canais de Receitas no YouTube

Dicas práticas e rápidas para aprender a cozinhar rapidinho:

Ana Maria Brogui

“É menos complicado do que parece” é o mote desse canal que ensina a fazer em casa guloseimas apetitosas como a cebola do Outback, batatinhas Pringles, milk-shake de Ovomaltine do Bob’s, Nutella, Yakult, Doritos, entre outras ‘especialidades’.

Cozinha, Bossa & Malagueta

O canal de Danielle Noce, do I Could Kill for Dessert, é parada obrigatória para quem se interessa por gastronomia. O espaço abriga desde pratos um pouco mais elaborados a doces de todos os tipos, jeitos, cores e tamanhos, além de quitutes e pratos com sotaque interiorano – sempre com muito bom humor!

Boca a Boca

A chef Carla Pernambuco, sócia e proprietária do restaurante Carlota, em São Paulo, tem seu próprio canal no YouTube. Já estão no ar duas atrações semanais: no Séries a Bolonhesa, ela fala sobre pratos que ficaram famosos em filmes e séries como Game of Thrones e Breaking Bad; já no Mesa pra Mim, Carla compartilha dicas para quem mora sozinho, com receitas fáceis e acessíveis e também indicadas para “economizar” na louça para lavar.

Cozinha para 2

O canal ideal para quem não sabe cozinhar. Tudo simples, rápido e prático. Os vídeos, em geral, têm um minuto de duração, sem diálogos. Praticamente todas as receitas podem ser preparadas no forno ou mesmo no micro-ondas.

BBQ em casa

Seja no quintal, na varanda ou na cozinha mesmo, tem gente que não deixa passar um final de semana sem aquele churrasquinho. Para isso, o canal de André Dias é uma mão na roda com várias receitas, dicas e macetes.

Miolos Fritos

O canal da ‘coolinária nerd’. Se você curte Star Wars, Rock’n Roll, zumbis, fala élfico ou apenas quer aprender umas receitas bacanas pra não fazer feio na cozinha, o Miolos Fritos é uma boa. As receitas são sempre pensadas nos filmes, quadrinhos, séries e muitos mais.

Receitas de Minuto

Como próprio nome já diz, o foco aqui são pratos rápidos, práticos e descomplicados. Ideal para aqueles momentos em que a fome aperta sem avisar.

Menos de R$20

O canal perfeito para quem gosta de comer bem e gastar pouco – os pratos são preparados com menos de R$20,00.

Rolê Gourmet

O famoso vlogger PC Siqueira também vai para a cozinha. No canal, ele ensina a preparar alguns “pratos dos campeões” e até mesmo drinks!

Gastronomismo

Cada prato preparado é sempre inspirado por filmes, músicas, lugares ou memórias. A ideia é sair da mesmice. Imagine, por exemplo, um jantar inteiramente baseado no cineasta Woody Allen, onde cada prato tenha relação com um filme do diretor: “Todos Dizem Eu Te Amo”, “A Era do Rádio, “Zelig” e “O Dorminhoco”.

Presunto Vegetariano

O canal dos veganos e vegetarianos no YouTube. Canjas e esfihas veganas, farofas de banana, rolinhos primavera, strogonoff de beringela e bolo de chocolate com abobrinha são algumas das receitas que se encontra por lá. Há espaços reservados também para receitas sem glúten e ovo-lacto vegetarianas.

Micro Sobrevivência

Aqui, o fogão fica de lado: todas as receitas são feitas utilizando o rápido e prático micro ondas. Ideal para quem começou a morar sozinho e mal sabe ferver a água

Cozinha de Jack

Carnes, lanches, molhos e mais um monte de coisa gostosa que vai te daixar com muita água na boca.

Sanduba Insano

Receitas de sanduíches criativos e inusitados, como o Pizzaiolo Burger, o Falafel Burger, o Choripan Burger, o Corn Dog Ostentação, entre outros.

Sites de gastronomia em inglês

Se você entende inglês, disponibilizamos mais algumas dicas de sites bacanas de gastronomia:

  • Cook Smarts
  • Science & Cooking – Harvard Course: curso sobre a ciência da gastronomia oferecido pela Universidade de Harvard.
  • The Kitchn
  • RouxBe: site com cursos online de culinária
  • Cooking Techniques (BBC)
  • Cooking with the Times (New York Times)
  • Dinner Tonight – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/12/2015)
  • Gluten-Free Online Cooking Class: Eat Freely with Cybele (Glutenfreeda)
  • How to Cook
  • How to Videos (Allrecipes) – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/12/2015)
  • Kitchen Chemistry (MIT) – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 03/12/2015)
  • Online Cooking Class (Chef2chef)
  • The Professional Chef Discovers Beef (Culinary Institute of America) – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 19/01/2016)
  • U.S.A. Peanuts and World Flavors (Culinary Institute of America) – (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 19/01/2016)

Não é por falta de dicas de culinária que você não vai cozinhar, hein? Separe os ingredientes, escolha seu curso de gastronomia e mão na massa!

Até mais!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo