Você está aqui:Home » + Popular » 15 filmes sobre professores que você deveria assistir

15 filmes sobre professores que você deveria assistir

Olá leitores do Canal do Ensino!

Selecionamos 15 filmes que contam histórias de professores dedicados que você deveria assistir.

De colégios internos a escolas da periferia, eles lidam com realidades distintas. Mestres da virtude em outros tempos, professores acuados dentro da própria sala de aula, hoje em dia. Seus alunos chegam carregados de esperança ou, em inúmeras vezes, de problemas, e acabam por despertar-lhes o interesse bem além da sala de aula.

Confira os filmes abaixo:

1. Clube do Imperador

História de William Hundert, um professor apaixonado pelo trabalho que tem sua vida pacata e controlada totalmente mudada quando um novo estudante, Sedgewick Bell, chega à escola. Porém, o que começa como uma terrível guerra de egos acaba se transformando em uma profunda amizade entre professor e aluno, a qual terá reflexos na vida de ambos nos próximos anos.

Assista o trailer

2. Sociedade dos poetas mortos

Robin William é um professor de poesia nada ortodoxo, em uma escola preparatória para jovens. Com o seu talento e sabedoria, ele inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

Assista o trailer

3. A Onda

Professor decide fazer um projeto com os alunos transformando a sala em um tipo de governo fascista realmente, mas os alunos começam a sair do controle e começam a propagar “A onda” por toda a cidade tornando o projeto um movimento real. Quando as coisas começam a sair do controle, o professor tenta parar o movimento, mas já é tarde demais.

Assista o trailer

4. Escritores da Liberdade

Uma professora tenta combater um sistema deficiente e fazer com que a sala de aula faça a diferença na vida de seus alunos, criados em meio à violência e à agressividade. Por meio de diários, os adolescentes escrevem suas histórias e têm a chance de ter uma voz própria. O longa foi inspirado em eventos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”.

Assista o trailer

5. Entre os Muros da Escola

Baseado em livro homônimo, o filme mostra as experiências do professor de literatura François Marin em uma escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Paris. O docente tenta estimular os estudantes, mesmo tendo que lidar com o descaso dos alunos.

Assista o trailer

6. Encontrando Forrester

O filme retrata diversos cenários do cotidiano envolvendo sentimentos de amizade, confiança e escolha. Mostra o caminho de um jovem de dezesseis anos da periferia de Nova York que consegue uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas particulares da cidade, graças às notas que conquistou no colégio público. Só que ele não consegue superar a barreira do preconceito, por ser negro e pobre. O talento do rapaz em escrever o leva a conhecer William Forrester (Sean Connery), um brilhante escritor que vive recluso. Ele percebe a capacidade do jovem e o incentiva a prosseguir. Desse relacionamento, nasce uma bela e edificante amizade.

Assista o trailer

8. Larry Crowne – O Amor Está de Volta

Larry Crowne (Tom Hanks) trabalha há anos em uma loja, onde já foi escolhido por nove vezes como o funcionário do mês. Um dia, para sua surpresa, ele é demitido por não ter curso superior. Precisando recomeçar do zero, ele resolve se matricular na faculdade. Um dos cursos que realiza é o de oratório, ministrado por Mercedes Tainot (Julia Roberts), que está desanimada devido ao desinteresse dos alunos por sua matéria. A vida na faculdade faz com que Larry ganhe novos amigos, mude seu estilo de vida e se aproxime, cada vez mais, de Mercedes. 

Assista o trailer

9. Gênio Indomável

Will Hunting (Matt Damon) tem 20 anos e já registrou algumas passagens pela polícia. Trabalhando como servente em uma universidade, se revela um gênio em matemática. Ele faz terapia, por decisão judicial, mas não apresenta resultados de melhora porque debocha de todos os analistas. Até encontrar um com quem de se identifica.

Assista o trailer

10. Uma Mente Brilhante

O filme conta a história real de John Nash que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade. Brilhante, Nash chegou a ganhar o Prêmio Nobel. Diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos, Nash enfrentou batalhas em sua vida pessoal.

Assista o trailer

10. Preciosa – Uma História de Esperança

Claireece “Preciosa” Jones (Gabourey Sidibe) é uma adolescente de 16 anos que sofre uma série de privações durante sua juventude. Abusada pela mãe, violentada pelo pai e grávida de seu segundo filho, é convidada a frequentar uma escola alternativa, na qual vê a esperança de conseguir dar um novo rumo à sua vida.

 Assista o trailer

11. Ao Mestre com Carinho

Desempregado, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) acaba por lecionar em uma escola no East Wend de Londres formada por alunos pobres e sem disciplina. O professor sofre um bocado na mão deles, mas, aos poucos, consegue impor respeito e ganhar a amizade dos estudantes. A canção que leva o nome original do filme, To Sir with Love, da cantora Lulu (que também participa do longa), ficou por cinco semanas no topo da parada norte-americana. Um clássico das sessões vespertinas da TV.

Assista o trailer

12. Mentes Perigosas

Michelle Pfeiffer interpreta a professora Louanne Johnson que, após ser hostilizada pelos alunos de uma escola na periferia, aposta em métodos pouco convencionais, como o karatê, para ensiná-los. O longa, baseado em uma história real, ficou famoso pela cançãoGangsta’s Paradise, do rapper Coolio.

Assista o trailer

13. Ser e Ter

O documentário de Nicolas Philibert acompanha a rotina de um dedicado professor, George Lopez, no interior da França. Crianças entre 4 e 11 anos dividem a mesma sala de aula do Ensino Fundamental e aprendem a ler, escrever e se relacionar. Indicado a vários prêmios, como o César, (o Oscar francês), o longa tem sido estudado e mostrado em escolas de várias partes do mundo.

Assista o trailer

14. Half Nelson

Numa escola do Brooklyn, Nova York, frequentada majoritariamente por alunos negros e latinos, o professor Dan Dunne (Ryan Gosling) ensina História e é técnico do time de basquete feminino. Dunne, que é viciado em drogas, deixa a disciplina de lado e se concentra em discutir filosofia e dialética com os estudantes. O filme centra-se em sua relação com Drew (Shareeka Epps), uma aluna de 13 anos frustrada com a vida que leva. Gosling recebeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.

Assista o trailer

15. Pro Dia Nascer Feliz

Enquanto nos colégios de classe alta de São Paulo, jovens sentem a pressão dos últimos exames do ano, no grande Rio, interior de Pernambuco ou na periferia paulista, alunos professores desmotivados faltam às aulas, escolas enfrentam situações precárias e alunos transformam o ambiente escolar no único compromisso social que têm na semana. Neste documentário angustiante, João Jardim ajuda a traçar um retrato obre a situação escolar do país.

Assista o trailer

Se você conhecer outros bons exemplos da Educação no cinema, deixe seu comentário.

comentários (14)

  • Josilene

    Eu acrescentaria nessa lista o “Numa escola de Havana”.

    Responder
  • Ranah

    Julia Roberts interpreta a professora Katherine Watson, em “O Sorriso de Mona Lisa”, de 2003.

    Responder
  • João

    Anjos do Arrabalde, um filme brasileiro de 1987, dirigido por Carlos Reichenbach.

    Responder
  • Marcia F. Frederico

    O primeiro da classe. Linda história de perseverança.

    Responder
  • Elvira Fernandes

    O milagre de Helen Keller é um excelente filme com final feliz

    Responder
  • ROBERTO M. KUMAGAI

    Tendo como “gênero” , o professor , a sua experiência de vida , as dificuldades , os sucessos , a didática , posso destacar vários filmes , ainda não mencionados :
    CORRIDA RUMO AO SOL , USA , 1995 ; PROFESSOR : PROFISSÃO PERIGO ( NOSSO PROFESSOR É UM HERÓI ) . FRANÇA , 1996 ; JUVENTUDE INCONTROLÁVEL ( CLOCKWORK MICE ) .REINO UNIDO, 1995 ; ESCOLA DA VIDA , USA , 2005 ; ESCOLA DE ROCK . USA , 2003 ; GOODBYE , MR. CHIPS . USA , 1969 ; PRIMAVERA DE UMA SOLTEIRONA . REINO UNIDO , 1969 ; O SORRISO DE MONALISA . USA , 2003 ; 187 , CÓDIGO . USA , 1997 ; A VOZ DO CORAÇÃO . FRANÇA , 2004 ; O CÉU DE OUTUBRO . USA , 199 . UM PROFESSOR EM APUROS . USA , 2010 ; ELEIÇÃO . USA , 1999 ; O PREÇO DO DESAFIO . USA , 1988 ; MENTES QUE BRILHAM . USA , 1991 ; O SUBSTITUTO . USA , 2013 . CONRACK . USA , 1974 ; MÚSICA DO CORAÇÃO . USA , 1999 ; SEMENTES DA VIOLÊNCIA . USA , 1955 .ADEUS , LENIN ; O ALUNO . FRANÇA , 1996 ; O APRENDIZ . USA , 1997 ; BEM VINDO À CASA DAS BONECAS . USA , 1995 ; O CAMINHO PARA CASA . CHINA ,1999 ; A CORRENTE DO BEM . USA , 2000 ; DEZESSEIS LUAS . USA , 2013 ; UM DIRETOR CONTRA TODOS . USA , 1987 . GAROTOS INCRÍVEIS . USA , 2000 ; UM HOMEM SÉRIO . USA , 2009 ; LANCES INOCENTES . USA , 1993 ; A LÍNGUA DAS MARIPOSAS . ESPANHA , 1999 ; LUGARES COMUNS . ARGENTINA , 2002 ; OLLEANA . USA , 1994 ; PRO DIA NASCERR FELIZ . BRASIL , 2007 ; A PROFESSORA DE PIANO . FRANÇA , 2001 ; PROFESSORA SEM CLASSE . USA , 2011 ; QUANDO TUDO COMEÇA . FRANÇA , 1999 ; QUEM NÃO COLA NÃO SAI DA ESCOLA . USA , 2002 ; VERONICA . BRASIL , 2008 ;

    Responder
  • Natália

    “Como estrelas na Terra” é um filme belissimo!
    No filmow também tem uma lista com filmes sobre professores: http://filmow.com/listas/sobre-professores-l31383/

    Responder
  • Paulo Henrique

    Recomendo “A História de Ron Clark – O triunfo”, que relata a experiência de Clark em uma sala de aula com alunos “baderneiros”. O professor é hostilizado pelos alunos e sofre reprimendas até do diretor da escola. Mas como Clark é um professor por vocação, uma pessoa que ama o que faz, não desiste dos seus planos de tentar melhorar o comportamento e rendimento da turma. Para piorar sua situação, ele adoece e fica dias sem frequentar a escola, e o que acontece nesse período é impressionante. Agora Clark tem um desafio pela frente: fazer com que seus alunos passem em um teste muito importante. Isso tudo é baseado em fatos reais.

    Responder
  • Flora Salles França Pinto

    O filme ” Como estrelas” também é muito bom! E por que não o Corrente do Bem? Tudo começou na escola…

    Responder
  • Estela OliveiraT

    VEM DANÇAR
    UM BOM FILME PARA ASSISTIREM E DEBATEREM JUNTOS, PROFESSORES E ALUNOS.
    SOBRE PROMOÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA DANÇA, COM ANTONIO BANDEIRAS. MÉTODOS CLÁSSICOS E HIP HOP UNEM-SE FORMANDO UM NOVO ESTILO DE DANÇA PARA ALUNOS PROBLEMÁTICOS E REJEITADOS DE UMA ESCOLA EM UM BAIRRO POBRE DE NOVA YORK. O PROFESSOR PIERRE DULAINE ACREDITANDO EM SEUS ALUNOS INSCREVI-OS EM UM GRANDE CAMPEONATO. O DESAFIO DE PARTICIPAR FOI ACEITO. AUTO-ESTIMA EM ALTA, OS ESTUDANTES CONSEGUEM ALGO TOTALMENTE DIFERENTE…VEJAM!!!!!

    Responder
  • Gilson Roberto Pytlowanciv

    Imperdoável não constar na lista:
    Mr. Holland – Adorável Professor
    Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.

    Responder
  • tatiana

    O substituto tbém é excelente!

    Responder
  • Sandra Fernandes

    O filme “Nenhum a menos” tudo a ver com professor!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo