Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 15 filmes para ajudar nos estudos

15 filmes para ajudar nos estudos

Oi leitores,

Mais que entretenimento, um bom filme pode ser de grande ajuda na hora de estudar para o vestibular ao abordar temas e momentos históricos. Veja uma lista com 15 filmes que são uma verdadeira aula.

Olga (2004)

A cinebiografia da judia alemã Olga Benário Prestes foi dirigida por Jayme Monjardim. Militante comunista e companheira de Luís Carlos Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha nazista durante o governo Getúlio Vargas. Presa num campo de extermínio, ela foi morta em 1942.

O que é isso companheiro? (1997)

Momento marcante na luta armada contra a ditadura militar, o sequestro de Charles Elbrick, o embaixador norte-americano no Brasil durante parte dos anos de chumbo, é narrado nesse filme. O que é isso, companheiro? foi inspirado no livro livro de mesmo nome, de Fernando Gabeira.

A Lista de Shindler (1993)

Simplesmente um dos maiores filmes da história do cinema. O longa de Steven Spielberg fala sobre nazismo e holocausto. Conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que ajudou a salvar as vidas de mais de mil judeus ao dar emprego para eles numa fábrica, durante a Segunda Guerra Mundial.

Adeus, Lenin (2002)

O que aconteceu na Alemanha Oriental após a queda do muro de Berlim? Esse é um dos temas do filme Adeus Lenin, que conta a história de uma apoiadora do comunismo que fica em coma durante a queda do muro. Quando ela acorda, meses depois, seus filhos fazem de tudo para impedir que ela perceba a mudança, evitando um choque que poderia ser fatal.

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975)

Essa obra britânica conta a lenda do Rei Arthur e a busca pelo Cálice Sagrado de forma irônica. É uma boa forma de rir e ao mesmo tempo mergulhar na Idade média, época de cavaleiros, bruxas, príncipes e reis.

Xingu (2012)

A Marcha Para o Oeste, política do governo Getúlio Vargas para incentivar a população a migrar para o centro do Brasil, é retratada nesse filme. Xingu narra parte desse processo, ao contar a história dos irmãos Vilas-Bôas na expedição Roncador-Xingu, parte da marcha getulista. O primeiro contato com tribos isoladas e a criação do Parque Nacional do Xingu também aparecem na obra.

Desmundo (2003)

Baseado do livro da escritora cearense Ana Miranda, Desmundo mostra como foi o começo da colonização portuguesa no Brasil. Nessa época, a coroa portuguesa enviava órfãs para cá, numa tentativa de frear a miscigenação dos portugueses com índios.

O Nome da Rosa (1986)

Esse clássico do cinema mostra como era a vida num mosteiro durante a Idade Média. Conflitos religiosos e questões sexuais são alguns dos temas retratados na obra, que mostra a investigação das mortes de sete monges que viviam no mosteiro.

Lamarca (1994)

A vida do guerrilheiro e militar Carlos Lamarca, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar, é o tema deste filme. Ele largou o exército para se tornar um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária, em 1969.

Central do Brasil (1998)

Um dos mais famosos filmes brasileiros, Central do Brasil entra na lista ao mostrar a viagem de Dora e Josué até o sertão nordestino. O filme retrata um pouco da vida das pessoas que se mudam de estado em busca de melhores condições.

Sonhos Tropicais (2001)

Baseado num romance de Moacyr Scliar, esse drama conta a história do sanitarista Oswaldo Cruz e narra os acontecimentos que levaram a Revolta da Vacina, importante conflito brasileiro do começo do século 20.

Lawrence da Arábia (1962)

Outro filme que sempre é citado como um dos maiores de todos os tempos. Nele, conhecemos o militar britânico T.E. Lawrence, que durante a Primeira Guerra Mundial teve um importante papel nas lutas que ocorreram na península arábica.

Missing Desaparecido, um grande mistério (1982)

Este filme norte-americano conta a história do desaparecimento de Charles Horman, um jornalista que vivia no Chile na época do golpe militar de 1973, que derrubou o presidente Salvador Allende.

Lincoln (2012)

Mais recente obra da lista e o segunda de Steven Spielberg, o filme narra a luta do presidente norte-americano Abraham Lincoln pelo fim da escravidão nos Estados Unidos e o consequente término da guerra civil.

Mississipi em Chamas (1988)

A segregação racial nos Estados Unidos é o tema deste filme, que mostra a investigação das mortes de três militantes dos direitos civis, numa pequena cidade norte-americana.

Não deixe de compartilhar esta lista com seus amigos.

Bom filmes!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo