Você está aqui:Home » + Popular » 14 livros grátis de Paulo Freire

14 livros grátis de Paulo Freire

Olá leitores!

Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Paulo Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Paulo Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência Paulo Freire também disponibiliza livros que podem ser baixados gratuitamente.

Acesse aqui o portal dos livros

Boa leitura!

comentários (10)

  • Guilherme

    O que Paulo Freire chama de educação bancária é a responsável pelo progresso tecnológico e pela necessária hierarquia aluno-professor. As consquências da adoção nacional da pedagogia eufemisticamente chamada libertadora aprisionou e degradou o ensino no Brasil.
    Generalizou e tornou abstrato o conceito de opressor, dividindo pessoas em classes oriundas do imaginário radical. Se o patrono da educação brasileira era tão pedagogo (na verdade, político e ideólogo de esquerda radical), por que o caos em todos os níveis da nossa educação?
    Não se faz um país, pelo menos no Brasil, com disputas feministas, de movimentos negros invadindo salas de aula, vagas em IES púbicas garantidas a movimentos como MST, nem discussões intermináveis sobre o oprimido que deixou de ser oprimido e passou a opressor pelo simples fato de ter lutado até chegar a uma situação melhor para si e sua família.
    Em tempo, o Japão tem estimulado a diminuição de cursos de humanas (entre eles, economia e direito, este último tendo no Brasil o país com o maior número de cursos que todos os outros juntos) e valorizado graduações que forneçam resultado prático à sociedade.

    Responder
  • Marcelo Alberto Rech

    Olá!
    Pessoal, estou querendo baixar os livros, mas infelizmente o link está quebrado. Peço ao responsável pelo sitio, sua manutenção.

    Obrigado!!!

    Responder
  • Claudia Roberta

    Como faz para baixar os livros? Estou um pouco confusa, obrigado.

    Responder
  • Kátia Alves

    Paulo Freire foi um poeta, belissimamente escreveu livros em versos.

    Responder
  • Maria das graças Figueiredo Henriques

    Admiro Paulo Freira pela sua visão sobre educação…ele me orientou muito no meu desempenho pedagógico…passei a ver educação por outro ângulo…onde educador e educando aprendem juntos…A Educação Bancária…me alargou a visão…passei a pensar junto com os alunos…numa troca de conhecimentos…Enfim…Paulo Freire encanta por seu método…pela sua visão larga…pelo despertar nos outros o amor pelo ensino…

    Responder
  • Flávia de Oliveira Dias

    Tenho 43 anos e a nove(9) meses estudo na escola CEJA em Maceió-Alagoas e conheci a historia de Paulo Freire, é muito gratificante sabe que tivemos uma pessoa tão preocupada com a EDUCAÇÃO em nosso Pais, e deixou marcas que hoje eu estou vivendo terminando o 2 grau com muita alegria e satisfação.

    Responder
  • VERGINIA LIBERA MONFARDINI

    Brilhante ideia de doar livros, pois facilita mto na aquisição de novos conhecimentos…..Obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo