Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Vestibular e Enem » 13 dúvidas comuns dos vestibulandos

13 dúvidas comuns dos vestibulandos

Todo vestibulando, na temida hora de prestar as provas dos vestibulares, geralmente têm diversas dúvidas sobre o futuro e o curso que escolherão para exercer uma profissão

Olá, leitor!

É muito comum que se tenha dúvidas na hora de escolher uma profissão que teoricamente você vai seguir por toda sua vida. Na hora de fazer o vestibular é normal ficar indeciso e se questionar a respeito do que fazer.

Devo fazer o que eu gosto ou que dá mais dinheiro? Como fazer a escolha do curso certo? Veja esses e outros questionamentos na hora de prestar o vestibular.

Se você está com dúvidas na escolha de sua carreira, saiba que você não está sozinho. A grande maioria dos estudantes têm dificuldades e dilemas na hora de escolher o curso superior com o qual vai estudar nos próximos anos e qual a carreira que vai seguir dali em diante. Nós selecionamos as dúvidas mais frequentes sobre esse tema para lhes ajudar nessa complicada escolha. Preste bem atenção, pois, essas podem ser também as suas dúvidas:

1 – Como escolher o curso certo?

Não existe uma fórmula que seja exata para todas as pessoas na hora de escolher o curso ideal, mas existe uma máxima que diz, que o autoconhecimento somado ao conhecimento é igual à escolha consciente. Portanto, exercitando o autoconhecimento, você deve considerar os seus interesses, suas características e seus valores como pessoa e como o profissional que será no futuro. Reflita sobre seu futuro, que tipo de trabalho lhe trará satisfação, que estilo de vida quer ter, qual o tipo de pessoas você pretende conviver no seu ambiente de trabalho, é como fazer o seu projeto de vida.

Ter conhecimento sobre vários cursos também é importante para que se tenha conhecimento de outras possibilidades, uma forma de fazer isso é fazendo uma pesquisa de campo. Pergunte aos profissionais da área como é sua vida profissional, qual o estilo de vida que ela consegue trabalhando naquela área e veja se tem haver com o que você buscar para seu futuro.

2 – Por que é tão difícil decidir sobre qual carreira seguir?

As dúvidas em escolher a profissão são iguais a de qualquer escolha relevante na vida. Existem muitas opções atraentes e você deve escolher uma delas, escolhendo uma, automaticamente você abre mão das outras opções e, como tudo na vida, não queremos perder nada. Em muitos casos essa é a primeira grande decisão que se toma na vida, por isso, surgem tantas dúvidas.

O peso que essa decisão tem sobre as pessoas é muito grande pela própria cobrança ou dos pais. Aconselhamos a não fazer essa escolha no escuro sem pensar, planeje antes e depois decida.

3 – Fazer o que gosta ou o que dá dinheiro?

Tudo o que se faz com prazer e entusiasmo sai muito melhor do que fazer por obrigação, as pessoas que fazem aquilo que gostam fazem muito bem. Não é muito viável optar por uma profissão promissora apenas pensando em dinheiro. Se você não tem identificação com aquela área, tudo no mundo muda e com o mercado de trabalho não é diferente, muitas profissões que já foram viáveis e lucrativas hoje não são mais, e isso pode acontecer com as profissões que estão em alta. Portanto, nada garante um futuro profissional totalmente certo e estável. Se isso acontecer, você será um profissional frustrado numa carreira falida.

Ser bem-sucedido não necessariamente tem a ver com a profissão, em todas as áreas do conhecimento existem oportunidades. Sendo assim, vale muito a pena fazer o que gosta.

4 – Diferentes cursos me agradam, como decidir?

homem-no-trabalho

É importante fazer avaliações sobre seus interesses e veja qual ou quais deles podem virar realmente uma profissão, ter muitos interesses é absolutamente normal e até saudável.

Portanto, reúna o máximo de informações sobre as opções que sejam realmente relevantes para você, veja a rotina do curso e da carreira profissional que tem interesse, compare com o estilo de vida que pretende ter no futuro, levando em consideração que se pode ter mais de uma opção na vida profissional ou combinar duas profissões em uma só. Por exemplo, você pode cursar logística e se especializar em comércio internacional.

5 РE se escolher o curso e a profisṣo errada?

Tudo na vida pode-se levar como aprendizado e experiência, reavalie o conceito de errar, esse erro pode levar você a outras oportunidades e até mesmo ser importante para fazer a escolha certa no futuro. Ele também pode mostrar a necessidade de mudar.

Pense que sua escolha profissional não é obrigatoriamente para sempre, estamos em constante mudança, isso pode nos trazer novas oportunidades, possibilidades e interesses profissionais.

No entanto, isso não significa que sua escolha não é importante, ou que é descompromissada, apenas avalie a possibilidade de mudanças futuras caso seja necessário.

6 – Como lidar com as opiniões dos pais?

Nunca despreze a opinião de seus pais, pois eles conhecem você melhor do que ninguém, isso pode até ajudar na questão de autoconhecimento. Porém, a decisão final é somente sua, é a sua vida e a sua profissão que estão em jogo.

7 РComo escolher uma profisṣo se nada me atrai?

Trabalhe com um processo de autoconhecimento para superar essa dificuldade, ninguém é apático a tudo, todos gostamos de alguma coisa, basta pensar e avaliar, peça ajuda aos amigos e familiares, eles podem mostrar uma direção que você não havia percebido.

8 – Testes vocacionais ajudam?

Encare esses testes como autoconhecimento para identificar alguns interesses e habilidades. Eles não são uma resposta definitiva sobre você e sua vida profissional. Eles ajudam a traçar um perfil para que você se relacione com algumas atividades que podem levar a uma profissão.

9 – Curso muito concorrido vale a pena insistir?

Isso depende de cada um, da sua condição financeira, condição de tempo disponível para os estudos, mas, principalmente, da sua força de vontade. Se é realmente aquilo que você quer, vá em frente e se prepare para encarar esse desafio.

10 – Em qual faculdade vou fazer meu curso?

trabalhadores-diferentes

A maioria dos estudantes sonham com uma vaga na universidade pública, mas caso isso não seja possível, pesquise as instituições de ensino, veja sua avaliação no MEC, esses são instrumentos importantes para a escolha da faculdade que você vai estudar.

11 – Estou pronto para decidir qual será minha profissão?

A maioria dos estudantes quer sair do ensino médio direto para a faculdade, mas será que estão prontos para tomar essa decisão? A pessoa tem de se perguntar se é o momento dela realmente seguir uma profissão ou dá um tempo para se avaliar, para daí tomar uma decisão tão importante como essa.

12 РO que gosto de fazer e o que fa̤o bem?

São muitas as dúvidas e questionamentos feitos no momento de escolher uma profissão: o que eu faço bem, o que eu gosto de fazer e quais os meus valores como cidadão são alguns deles.

Contudo, sempre deve levar em consideração todas essas questões para se fazer a escolha certa.

13 – Como está o mercado de trabalho para a carreira que pretendo?

É importante saber como está o mercado de trabalho na área que pretende seguir e também quais as perspectivas para o futuro dessa profissão. Afinal, saindo da faculdade espera-se já ter garantido, ao menos, boas oportunidades de trabalho.

Bons estudos e boa sorte no vestibular. Esperamos tê-los ajudado com suas dúvidas. Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo