Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 13 dicas para cuidar dos seus livros

13 dicas para cuidar dos seus livros

Olá leitores do Canal do Ensino!

Ter uma biblioteca em casa é maravilhoso, mas os livros precisam de cuidados, pois são feitos de matéria orgânica (papel). O portal Vida Organizada selecionou algumas dicas para conservá-los:

  1. Sempre que trouxer um novo livro para casa, especialmente se você tiver o hábito de comprar livros usados, dê uma folheada geral para ver se não há traças ou sujeira entre as páginas. Passe um escovão (se puder, tenha um somente para este fim) seco na parte de cima e nas laterais, para tirar o pó acumulado. Se estiver engordurado, passe um pano úmido na capa e deixe secar ao sol. Só então guarde-o na estante.
  2. Procure não manusear os livros com as mãos sujas ou engorduradas. Dica básica, eu sei, mas vale lembrar.
  3. De uma a duas vezes por ano, pegue o mesmo escovão e limpe a parte de cima e as laterais de todos os seus livros para remover a sujeira e a poeira acumulada.
  4. Se a estante fica em um lugar com um pouco de umidade, espalhe pelas prateleiras algodão embebido em terebintina (vendida em lojas de produtos para artes). Troque a cada três meses.
  5. Para prevenir os livros das traças, existe uma série de receitas. A mais indicada é espalhar querosene por toda a estante. Sinceramente, eu nunca fiz isso. Primeiro, porque sequer sei onde deve vender querosene. Segundo, porque acho perigoso. Terceiro, porque minha estante não é envernizada e passar querosene a deixaria manchada. Assim, o que eu faço é manter sempre a área dos livros arejada, com as janelas abertas sempre que possível, e deixar pastilhas de cânfora pelas prateleiras (podem ser encontradas em farmácias de manipulação). Bolinhas de naftalina, cravo da índia, grãos de pimenta do reino e folhas de louro também funcionam, mas é preciso trocar mensalmente. É fundamental manter os livros limpos.
  6. Para capas de couro, a melhor alternativa é cobrí-las com uma camada leve de vaselina, pois isso mantém o tecido hidratado.
  7. Mantenha os livros na vertical. Se eles ficarem “deitados” na diagonal, se deformarão. Na horizontal também, além de ficarem com a capa marcada.
  8. Se as páginas dos livros estiverem manchadas, tente esfregar miolo de pão. Se forem manchas de mofo, elas devem ser removidas esfregando um paninho umedecido em vinagre, e depois passando algodão seco.
  9. Para evitar que os livros criem bolor, passe perfume neles. As essências de alfazema e terebintina são as mais indicadas.
  10. Se o livro estiver úmido, coloque-o para tomar sol.
  11. Para a limpeza no dia a dia, use um espanador bem peludo para remover a poeira constantemente.
  12. Estantes com portas de vidro são as mais recomendadas para guardar livros, pois os mantém protegidos dos insetos e também da poeira. Mas tudo bem se você só tiver uma estante aberta, pois é a mais comum mesmo. Basta ter esses cuidados.
  13. Procure não manter livros que você não goste, que não estejam sendo úteis ou que não tenham valor emocional para você. Doar livros ajuda outras pessoas e libera espaço na estante, fazendo o ar circular.

Cuidar dos livros dá um pouco de trabalho, mas é um trabalho necessário a todos aqueles que amam seus exemplares e querem mantê-los por um longo período de tempo. Vale a pena ter esse cuidado.

Compartilhe!

Fonte: Vida Organizada

comentários (5)

  • alderico leandro

    eu tenho livros de minha autoria para doar. São livros de cerca de 350 paginas. Alguns tem mais que isso. Eu estou doando. É de graça. E pago até o frete dos Correios se preciso for,
    Para receber um livro basta escrever – alderico.leandro@yahoo.com – Os livros são:
    AMANTES, DESEJO, O FIM DO MUNDO, DEUSES DAS ESTRELAS. Muito em breve
    sai OS QUATRO CAVALEIROS. Todos os livros tem ISBN. Publicação de 2011, 2012 e 2013.
    Impressos.

    Responder
  • Ton MarMel

    Gostei da informações. Particularmente, pelo menos uma vez por semestre, aconselho a utilizar na limpeza da estante uma mistura básica de água, inseticida líquido e um pouco de detergente com um pano molhado nessa mistura. Assim, além de limpar e tirar a poeira, ao mesmo tempo se dedetiza e combate traças e insetos. O único inconveniente é o cheiro forte do inseticida que fica por algumas horas. (Detalhe, o inseticida líquido é vendido em qualquer supermercado)

    Responder
  • Niara Rocha

    Alguém aí já tentou esfregar o paninho com vinagre nas folhas? To com medo de estragar ainda mais o livro.

    Responder
  • Irinia Zachello

    Eu aprendi envolver os livros em papel filme. Sabe? Será que é válido? Adorei as dicas. Tem umas que nao faria. Outras sao válidas. Bjs

    Responder
  • Lili

    Você apresentou algumas dicas, que são válidas, mas nunca deixe o livro exposto ao sol, e esfregar miolo de pão nas páginas para tentar remover as manchas, está fora de questão. Vai atrair roedores, formigas entre outros,

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo