Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 12 maneiras de despertar nos alunos a paixão por leitura

12 maneiras de despertar nos alunos a paixão por leitura

Olá, professores!

Atualmente, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, o hábito da leitura está cada vez mais perdendo espaço. Mas essa é uma atividade que continua sendo importante na formação de estudantes e futuros profissionais.

Pensando nisso trazemos aqui 12 maneiras de despertar nos alunos a paixão por leitura.

Os livros representam uma parte essencial no desenvolvimento intelectual, da escrita, da fala e até mesmo social de crianças e adolescentes.

Como despertar a paixão pela leitura

1- Pense e converse sobre leitura

Geralmente, só fazemos coisas que gostamos quando sentimos que valem a pena. Quando as crianças têm uma experiência de leitura positiva – em que aprendem alguma coisa ou se sentem mais envolvidos em uma história – a dica é orientá-los a falar sobre essas experiências positivas. Eles precisam pensar e conversar sobre o assunto para registrar mentalmente o impacto positivo, pois isso pode motivá-los a repetir a atividade.

2- Ouça audiolivros

Há vários benefícios em ouvir audiolivros. Dê mais atenção ao enredo, personagens e sotaques e perca-se na história. Para quem tem dificuldades em ler, é uma boa opção. É uma maneira de ter acesso a textos apropriados à idade e, quem sabe, aumentar o interesse da leitura nos mais jovens.

3- Identifique as boas razões para ler

Nós não vamos fazer algo que não vemos um objetivo para fazer. Quanto mais deixar claro para as crianças o por que estão fazendo algo, mais fácil ficar de ganhar sua atenção. A professora Elena Aguilar, da Califórnia (EUA) dá um exemplo que usou em sua sala de aula do ensino médio: ela fazia uma atividade chamada “por que ler”? Os estudantes tinham que encontrar cada vez mais razões, o que acabou gerando uma competição entre as classes para saber quem tinha mais motivos. O resultado foi bastante educativo e divertido para todos.

4- Crie expectativa sobre novas palavras

Quando for ler com crianças, identifique uma palavra ou duas que possa deixa-los mais animados como uma palavra nova, ou uma expressão que ele possam ou não usar mais. Encontre a diversão em descobrir novas combinações de sons, ou palavras que descrevam um sentimento ou um lugar. Aí, repita em voz alta e use-as de diferentes maneiras. Apenas brinque com isso e se divirta, afinal ler é descobrir palavras. Para crianças pequenas, a dica da professora Aguilar é o livro The Boy Who Loved Words (tradução: O Menino que Amava as Palavras).

5- Saiba do que os meninos gostam

Meninos e meninas gostam de assuntos diferentes na hora de ler. Os garotos se interessam mais por não-ficção, ou se for ficção que seja algo mais relacionado a heróis e também textos que tenham uma aplicação mais prática.

6- Invista em HQs educacionais

Ofereça aos estudantes uma maior variedade de gêneros literários, incluindo aí os quadrinhos e graphic novels educacionais e históricos. A professora Elena Aguilar dá duas sugestões nesse sentido:

  • Resistance, uma graphic novel em 3 partes sobre a resistência francesa frente aos nazistas na 2ª Guerra Mundial;
  • Boxers and Saints, uma graphic novel também em 3 partes sobre a rebelião Boxer.

7- Leia os livros várias vezes

Muitas crianças pequenas adoram ouvir o mesmo livro sendo contado várias e várias vezes. Continue com essa prática mesmo quando elas crescerem. Deixe as crianças mais velhas lerem o mesmo livro muitas e muitas vezes. Pergunte a opinião delas ao lerem a mesma história outra vez: o que tem de diferente? Por que quiseram ler de novo? O que mais gostam?

8- Sempre pergunte a opinião das crianças

Dando segmento ao item anterior, pergunte a opinião das crianças sobre tudo relacionado ao ato de ler; deixe-as participar de todo o processo. Questione o que elas mais gostam de ler, o que elas sentem, o que elas acham sobre o ato de ler, o que as faz gostar de ler e ainda peça sugestões de livros que elas mais curtiram.

9- Converse sobre as histórias

Quando estiver lendo para uma criança, ou mesmo quando ela estiver lendo sozinha, faça uma pausa e pergunte o que ela está achando e o que está acontecendo na história naquele momento; converse sobre os personagens, pergunte o que ela acha que vai acontecer. Essas são estratégias simples para fazer com que as crianças fiquem cada vez mais interessadas na leitura.

10- Ensine as crianças a ler

Não basta falar sobre a narrativa, as palavras e os personagens. Você deve despertar o interesse dos alunos. Não faça da leitura algo difícil, trabalhoso ou obrigatório. Cada criança lê de um jeito e tem seu nível de leitura. O desafio está em reconhecer tudo isso e ter certeza que está mesmo ajudando o aluno em suas habilidades de leitura.

11- Seja um exemplo de leitor

Seja uma exemplo para o estudante. Isso vale para pais e professores: leia sempre na frente das crianças; faça do livro algo sempre presente na vida. Converse com eles sobre leitura, sobre o que você lê e faça conexões do que foi lido com a vida real. Fale sobre como isso é bom e prático para sua vida, mesmo que seja ler uma receita ou um manual de instruções de algum aparelho.

12- Faça passeios relacionados à leituras

Visite bibliotecas e  livrarias, nem que seja só para descobrir, olhar e tocar nos livros. Ande por lá e converse com a criança sobre o que ela está vendo: o que chama mais atenção? Quais capas de livro? Por que? O que mais gostou? Leia os resumos na parte de trás dos livros, mostre-se empolgado, folheie e faça até mesmo brincadeiras como uma caça ao tesouro. Por exemplo: achem um livro sobre selos, ou sobre a Roma antiga ou sobre algum personagem específico. Solte a imaginação.

Viu só, professores, como existem várias maneiras de fazer do habito da leitura algo constante na vida de seus alunos? Faça do livro mais um colega de classe.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo