Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 11 vídeos que ensinam a desenhar e pintar

11 vídeos que ensinam a desenhar e pintar

Olá, leitor!

No final do ano de 2014 os livros para colorir tinham se tornado uma febre entre os adultos na Europa, e não demorou para que virasse mania entre os brasileiros também. Eles são uma ótima alternativa para aqueles que buscam se desligar do mundo, um momento para relaxar, esquecer dos problemas e exercitar a criatividade e imaginação.

Um dos exemplares mais famosos foi o Jardim Secreto, da escocesa arte designer e ilustradora Johanna Basford, em pouco tempo após a sua chegada já havia vendido mais 100 mil cópias no Brasil, em outros países os números foram muito superiores. Acontece, que o exercício de desenhar e pintar ajuda a aliviar a tensão e estresse do dia a dia.

Porém, para que tenha o algum resultado terapêutico, a arte precisa ser desenvolvida e acompanhada por um profissional específico. De todo o modo, o desenho e a pintura, além de trabalhar o cognitivo, fazem com que as pessoas que praticam essas atividades sintam o reflexo em outras áreas da vida, pois pode aumentar a capacidade de concentração por exemplo.

Agora, o desejo em aprender a desenhar e pintar não precisa necessariamente ser um hobby, pois com a prática pode se tornar um meio de ganhar dinheiro. Por isso, independente do motivo, foram selecionados cinco canais do Youtube que possuem vídeos tutorias para quem quer aprender ou até se aprimorar na arte. Destes, onze conteúdos básicos para iniciantes foram listados, tendo em vista facilitar o aprendizado.

  • Canais

Muitos canais foram visitados, alguns bem interessantes porém não muito didáticos porque visam atrair alunos para cursos pagos ou para a compra do tutorial online. Como essa ainda não é a intenção, mas sim obter bases para dar os primeiros passos, alguns populares foram excluídos.

1) canal do Victor Carvalho

O dono do canal é um ilustrador que desejar ensinar o público tudo o que já aprendeu em cursos. Ele posta de segunda à domingo e mostra o passo a passo para desenhar pessoas, cartoon, animais, objetos, mangás, super heróis, desenho realista, desenho animado, como pintar, tem muita coisa interessante, não é por menos que possui mais de 239 mil inscritos.

diversos-lapis-e-um-desenho

2) Baby Chubby

Ele foi criado há mais de três anos, é focado em moda, mas não possui muito conteúdo postado, porém, com o que tem dá para ter acesso rápido a uma informação básica de pintura de croqui.

3) Artesequencial (Fabio Vicente)

O dono do canal é de um designer arte-educador, ilustrador e quadrinista. Ele começa seus vídeos dos princípios básicos como traços, círculos, formas, objetos para iniciantes e passa exercícios para adquirir técnicas.

É o melhor canal encontrado para os leigos em desenho. Aconselhável aprender com ele para poder tentar acompanhar qualquer outro instrutor. Não tem muitos vídeos, porém os 27 postados até o momento são uma verdadeira aula.

4) Jaime Trindade

O canal é de um professor de artes, com um material que ensina a pintar diferentes coisas, paisagem, pessoas, objetos, inclusive como fazer detalhes nas figuras. Apesar de seus vídeos mostrarem o artista começando a pintura do zero, não é para iniciantes! É preciso ter uma noção sobre pincéis tintas, materiais de uso geral.

Em uma busca nos seus vídeos mais antigos, ainda assim, não foi encontrado algo para quem quer aprender desde o início, seguem o mesmo estilo desde 3 anos atrás até os mais recentes. Para quem já tem algum conhecimento, é bem bacana porque dá para se atentar aos detalhes e pegar algumas dicas dadas por ele.

5) Curso de desenho Barra

Os vídeos são dirigidos pela professora da escola de arte, Patrícia Balan. Mesmo sendo poucos e alguns bem antigos, para quem precisa obter uma noção básica para começar a desenhar é muito indicado.

Ela é bem didática e cada vídeo é um avanço, um passo novo. Se começar do primeiro, postado há 4 anos atrás, a aula ensina a entender perspectiva e, no decorrer das demais postagens, mostra como fazer um rosto, olhos, meio perfil.

Mesmo com poucas postagens, sua última há 5 meses atrás, o canal possui mais de 50 mil inscritos, o que mostra que seu conteúdo é de fato relevante.

  • Lista de vídeos básicos para aprender a desenhar e pintar
  • Artesequencial : Aula de desenho – Prof. Fabio – Primeiros desenhos – parte 1
  • Artesequencial : Aula de desenho – Prof. Fabio – Primeiros desenhos – parte 2
  • Artesequencial : Aula de desenho – Prof. Fabio – Primeiros desenhos – parte 3
  • Curso de desenho Barra: Aula de perspectiva básica 1 – base – desenhos sólidos
  • Curso de desenho Barra: Aula de perspectiva 2 – importância do traço e da sobreposição
  • Curso de desenho Barra: Aula de desenho – Como desenhar o olho
  • Curso de desenho Barra: Aula de desenho – Rosto: nariz e boca – Elementos do rosto
  • Victor Carvalho: Como desenhar cabelos modernos
  • Victor Carvalho: Aula de pintura – Lápis de cor – Parte 1
  • Victor Carvalho: Aula de pintura – Lápis de cor – Parte 2
  • Victor Carvalho: Como pintar pele com lápis de cor

Após essas aulas, sinta-se a vontade para seguir no caminho que deseja, seja desenhos animados, caricaturas, desenhos realísticos, paisagem, o importante é ter prazer no que faz.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo