Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » 11 livros sobre cultura popular brasileira

11 livros sobre cultura popular brasileira

Olá Pessoal,

A cultura popular sempre se mostrou um oceano inesgotável de inspirações para os escritores. Com isso muitas narrativas, foram transmitidas de forma oral ao longo dos anos, chegando até as páginas impressas. No momento dá sua reescrita, as histórias e os personagens passam a ganhar sabores diferentes e matizes.

Abaixo, você poderá conferir uma lista com obras que reúnem nomes que se consagrarão recentemente, junto a outros que há muito tempo são consagrados. Comum a todos é a fonte que eles beberam a rica cultura popular brasileira.

Armazém do Folclore

Ricardo Azevedo Editora: Ática 128 páginas Indicação: a partir de 10 anos

Este livro apresenta uma variedade bem interessante de estilos, pois aborda desde quadrinhos até ditados e expressões populares, fato esse que mostra muito sobre as características de Ricardo Azevedo um autor apaixonado por esse tema.

Bichos de sete cabeças e outros seres fantásticos

Eucanaã Ferraz Editora: Cia. Das Letrinhas Indicação: 9 a 10 anos

Este livro apresenta seus versos com muito bom humor fazendo com que os personagens aterrorizantes, fossem colocados de forma divertida para as crianças.

Como nasceram as estrelas ̶ Doze lendas brasileiras

Clarice Lispector Editora: Rocco 52 páginas Faixa etária: a partir de 7 anos

Neste livro, as lendas são recontadas pela autora Clarice Lispector que as narra de forma livre como se estivesse conversando com os leitores.

Histórias de Tia Nastácia

Monteiro Lobato Editora: Globo 136 páginas Faixa etária: de 6 a 12 anos

Com este livro Monteiro Lobato apresenta os seus contos populares, de forma com que a Tia Nastácia seja a narradora contando divertidos casos para Pedrinho, Narizinho e Emília, o livro foi lançado sua primeira vez em 1937 e ganhou uma nova versão em 2011.

Lá vem história e Lá vem história outra vez – Contos do folclore mundial

Heloisa Prieto Editora: Cia. das Letrinhas 80 páginas cada Faixa etária: 6 e 7 anos Este livro tem o intuito de despertar as crianças através de narrativas, fazendo com que as mesmas conheçam lugares, e sua a imaginação possa se aflorar.

Lendas e Fábulas do Folclore Brasileiro – volumes 1, 2 e 3

Walcyr Carrasco Editora: Manole 64 páginas cada Faixa etária: 7 a 9 anos

Está coleção apresenta obras organizadas em três segmentos, que são: Origem índigena, africana e europeia, fazendo com que a influência de cada povo possa ficar clara na leitura.

O mais legal do folclore (48 páginas)

Da mesma coleção: O mais misterioso do folclore (56 páginas) O mais assustador do folclore (64 páginas) O mais latino do folclore (56 páginas) Luciana Garcia Editora: Caramelo Faixa etária: de 6 a 10 anos

Os três primeiros livros apresentam um número de 14 personagens que estão relacionados as lendas brasileira, fazendo com que isto se torne um desafio para o leitor, pois o mesmo deve seguir pistas e desvendar um enigma, fazendo com que ele possa aprender mais sobre a nossa cultura.

O Saci

Monteiro Lobato

Editora: Globo

78 páginas Faixa etária: de 8 a 12 anos

Nesta grande obra literária Pedrinho que está passando férias no sitio tem a ideia de caçar um saci, ao jogar a sua peneira sobre o redemoinho de vento, ele acaba conseguindo realizar o seu desejo, fazendo com que o saci acabasse aprisionado em uma garrafa, a partir deste momento os dois acabam se tornando grandes amigos e passam por grandes aventuras.

Turma da Mônica ̶ Folclore Brasileiro (167 páginas) e Turma da Mônica em lendas brasileiras (208 páginas)

Mauricio de Sousa Editora: Girassol Indicação: 8 a 11 anos

Este livro conta muito sobre o folclore brasileiro, explorando principalmente as cantigas de roda, parlendas, provérbios entre outros, com o humor e irreverência que só a turma da mônica possuí.

Teiniaguá, a princesa moura encantada

Caio Riter Editora: Scipione 48 páginas Indicação: 10 e 11 anos

Este conto do Sul do nosso Brasil, apresenta uma princesa que acaba fugindo dá Espanha e quando chega ao Brasil é transformada em uma lagartixa, segundo a lenda apenas alguém que tivesse coração puro, seria capaz de acabar com a maldição.

Um saci passou por aqui

Monica Stahel Editora: WMF Martins Fontes 29 páginas

Este livro têm sua dedicação aos pequenos, de forma simples apresenta textos junto a ilustrações fazendo com que o nosso personagem folclórico possa ser conhecido.

Até.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo