Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 11 dicas que você deve seguir para impulsionar sua carreira

11 dicas que você deve seguir para impulsionar sua carreira

Olá, pessoal!

Você está trabalhando e até gosta do seu emprego; mesmo assim, acha que está faltando algo? O trabalho não é exatamente o que você esperava?

Então anote estas dicas que você deve seguir para impulsionar sua carreira.

O que acontece é que muita gente que deseja “impulsionar a carreira” fica presa somente à ideia de aprimorar seu currículo, fazendo cursos e atualizações técnicas. Sem dúvida, obter mais conhecimento é fundamental hoje em dia, mas nem sempre isso vai garantir melhores cargos ou salários.

Novas técnicas e ferramentas surgem a cada ano e existem muitas outras coisas relacionadas às suas habilidades sociais e atitudes que poderão ajudá-lo bastante nessa empreitada, principalmente quem trabalha com TI.

Dicas para impulsionar sua carreira

Novas perspectivas

James Stanger, diretor de desenvolvimento de produtos da CompTIA, sugere ir além das conversas com níveis distintos de sua organização e aconselha indagar os próprios clientes de sua empresa para ver como enxergam o mundo.

“Nas posições de gerência média, devido a exigências da rotina, as pessoas tendem a ficar meio cegas e não se colocarem no lugar dos outros”. Experimente perguntar aos seus interlocutores: “O que você acha sobre determinado problema? Qual a sua perspectiva? Poderia explicar sua necessidade sobre esse tema?”.

Faça um mapa

Tão importante quanto saber onde você quer chegar é como você vai fazer para chegar até lá. Piera Palazzolo, vice-presidente da Dale Carnegie Training, especialista em gestão de melhoria de negócios, recomenda começar o processo com uma autorreflexão. Ter um mapa em mãos permite saber como as coisas têm evoluído ou não.

Outra dica é conversar com profissionais que admira, dentro e fora da companhia, para determinar como essas pessoas chegaram onde chegaram, o que fizeram para isso e, eventualmente, descobrir quais as posições se abriram em sua empresa ou mercado.

Perfeccionismo

Claro que ninguém é perfeito, portanto, a mensagem aqui é: procure mais responsabilidades e desempenhe sua função de maneira que extrapolem as expectativas. Sean Andersen, diretor de serviços interativos do parque de diversões Six Flags, trabalha com gerentes de TI espalhados por 18 sites.

Ele percebe que aqueles profissionais apenas preocupados em “manter a casa em ordem”, normalmente, passam desapercebidos. Agora, os que se arriscam em alguns projetos ganham pontos em oportunidades futuras.

Liderança

Para continuar a aperfeiçoar suas habilidades de liderança, procure oportunidades – especialmente aquelas fora do seu departamento. “Trabalhos, mesmo que voluntários, que lhe exponha a contatos com diretores é sempre uma boa. Saia da sua zona de conforto que, com isso, mais pessoas saberão quem você é”, diz Carly Goldsmith, especialista em carreira. Ela sugere procurar projetos e comitês que lhe ajudem a desenvolver novas habilidades.

Aprenda e compartilhe

Proteja-se de ficar atrasado. Eis um conselho valioso tanto para atributos de ordem técnica quanto gerencial. Todo mundo precisa construir constantemente novas habilidades e reciclar conceitos antigos.

“A ideia é permanecer em constante aprendizado”, comenta Stanger, da CompTIA. Busque cursos, certificações, etc. Quem é igual aos outros trabalhadores terá que trabalhar mais para se diferenciar.

Compense seus defeitos

Reed, CTO da GE Capital, admite que, no passado, não pensava muito sobre o impacto de suas decisões sobre outras pessoas. Com isso, não via muitos problemas até que eles estourassem em suas mãos. No longo prazo, isso pode minar uma carreira.

Agora, ele tenta ficar atento aos “pontos cegos” de suas capacidades e trabalha para manter em mente que precisa compensar isso de alguma forma. “Ouça os membros de sua equipe, seus pares e seus supervisores”, aconselha Bernadette Rasmussen, vice-presidente e CTO da Health Care Service Corp. (HCSC).

Seja aquele que as pessoas procuram

Seja mais do que aquele cara que sabe bastante sobre determinado assunto… seja “O” cara. Theresa Caragol aprendeu isso durante sua escalada nas estruturas corporativas. “Se você é o melhor e tem profundo conhecimento, as pessoas dirão ‘quer entender sobre determinado assim? Precisa conversar com aquela pessoa’”, afirma a executiva que agora é vice-presidente de canais da Extreme Networks que se posiciona como especialista em Software Defined Networking (SDN).

Saiba como sua empresa ganha dinheiro

Não basta ter uma noção genérica de como a roda gira na sua companhia. Os requerimentos são cada vez mais elevados. Assumir uma posição de liderança exige que se saiba como a organização opera e, o mais importante, como ganha dinheiro.

“Muitas pessoas simplesmente não ligam para isso”, observa Reed, que aconselha gastar mais tempo com colegas das divisões de negócios para colher insights que lhe ajudem a tomar decisões mais espertas, mesmo que sejam para ser aplicadas apenas no departamento de TI. Se esse for o caso, compreenda quais ferramentas tem maior impacto no resultado da companhia e priorize esse tipo de projeto.

Use o conhecimento adquirido

Um gerente médio de TI certamente conhece bastante de tecnologias. Aqueles que aspiram por uma posição mais alta deve estabelecer determinadas prioridades para entender como suas entregas e prioridades beneficiam a companhia. Resumindo: mostre o ROI.

“É preciso mudar a perspectiva de apresentar os benefícios da tecnologia para apresentar a forma como aquela tecnologia impacta nos resultados da organização”, comenta Rasmussen da HCSC. “Conecte pontos e de uma perspectiva de adição única de valor a suas atividades”, adiciona.

Não passe a perna

Quem quer brilhar, precisa saber fazer o time também brilhar. Assim, talvez, ao invés de puxar o tapete do seu atual diretor, o melhor seria fazer ele crescer na organização e, a medida que ele sobe de posição, puxa você para cima também.

Tenha conversas francas e regulares com esse profissional expondo seus objetivos e interesses. Coloque o mesmo esforço naqueles que estão abaixo de você, o que pode ajuda-lo bastante a ter a atenção pela qual luta.

Evite tropeços

Para evoluir de maneira menos dolorosa possível, preste atenção esses três pontos:

  • Não espere sentado por uma oportunidade. Dificilmente ela cairá do céu
  • Não enrole em um trabalho que não gosta ou que não é adequado. Isso o deixará desmotivado
  • Não se esconda. Ficar preso na zona de conforto não é uma alternativa.

E não adianta nada se você não tiver coragem para colocar tudo isso em prática. Mãos à obra! Dê aquele “up” na sua vida com estas dicas para impulsionar sua carreira.

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo