Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 11 dicas para se concentrar nos estudos

11 dicas para se concentrar nos estudos

Olá, leitores!

Falta de concentração na hora dos estudos e agora o que fazer?

Provas, vestibular, concursos, sempre quando vamos começar estudar não conseguimos nos concentrar, nos dispersamos, começa um desespero, um medo de não conseguir focar nos estudos.

Se isso está acontecendo não se desespere, existem algumas dicas simples que podem ajudar você na hora dos estudos.

1 – Crie um pequeno ritual antes de estudar

Todas as vezes que for estudar repita sempre uma mesma ação, por exemplo, sente-se sempre da mesma forma, deixe um copo com água sempre no mesmo lugar, use sempre a mesma caneta, assim todas as vezes que você repetir essa ação seu cérebro vai assimilar que é hora de estudar e será mais fácil se concentrar.

2 – Tenha uma programação organizada

Crie um plano de estudos e nele coloque os horários disponíveis para estudar, seja flexível para não desanimar.

3 – Estude em um local organizado

Separe um espaço em sua casa para estudar, converse com seus familiares e avise que em determinado horário aquele espaço será utilizado para seus estudos, deixe o local organizado com seu material de estudo.

4 – Use marca texto

Utilize canetas marca texto para grifar os pontos importantes do texto, assim fica mais fácil de memoriza-los.

5 – Respeite seu tempo

Estude as matérias que tem mais dificuldade nos horários em que você percebe que tem mais concentração, sempre faça intervalos de 10 ou 15 minutos para cada hora estudada.

6 – Desligue todos os aparelhos eletrônicos                     

Quando for estudar desligue todos os aparelhos eletrônicos principalmente seu celular, nada de dar uma olhadinha, isso vai fazer você perder a concentração nos estudos, não deixe que nada desvie sua atenção e esses aparelhos são ótimos para isso.

 7 – Revise a matéria que aprendeu em aula

Procure revisar a matéria vista em aula no mesmo dia com isso você memoriza o que é mais importante sobre o assunto.

8 – Estude sozinho

Estudando sozinho você consegue aprender mais e não perde o foco, quando estudamos em grupo acabamos saindo das matérias e conversando sobre outros assuntos ou a dúvida do colega não é a sua, o que faz você estudar um assunto que já domina deixando de lado um que tem dúvidas.

9 – Não se contente em ler: escreva!

Conforme o professor Pierluigi Piazzi, “Quem só lê perde a concentração. Quem escreve consegue entender o assunto e mantê-lo na mente”, quando escrevemos vamos memorizando o assunto e permanecemos concentrados, assim fica mais fácil de recordar na hora da prova.

 10 – Como saber o que vale colocar no papel

Quando estiver estudando anote somente os pontos principais, aqueles que farão você relembrar do assunto, não copie todo o texto, faça resumos.

11 – Música? Só em línguas que você não entenda

Muitas pessoas preferem estudar ouvindo música se concentram melhor, mas cuidado para não se dispersar prestado atenção na letra da música, por isso é melhor escolher um idioma que você não conhece.

Além de seguir as dicas você deve sempre acreditar em você e manter o pensamento positivo.

Bons estudos e até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo