Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 11 aplicativos para ensinar na sala de aula

11 aplicativos para ensinar na sala de aula

Olá, leitores!

O uso dos celulares e tablets na sala de aula ainda divide opinião de muitos especialistas. Isso porque, enquanto uns acham que eles distraem os alunos, outros enxergam neles uma nova possibilidade para atrair a atenção dos estudantes e facilitar o entendimento de algumas matérias.

Diante desse cenário, muitos professores têm apostado no uso de aplicativos na sala de aula. A ideia é preparar o conteúdo com informações mais práticas e, ainda, garantir maior interatividade no ambiente. Separamos 11 aplicativos que são importantes ferramentas de ensino.

diversos-aplicativos-para-auxiliar-no-aprendizado

Foto: Reprodução

  1. Educreation
    O professor que deseja transformar o plano de ensino deve apostar no Educreation, uma espécie de lousa digital, isso porque, ele permite a criação de apresentações animadas, cheias de fotos, textos e marcações. Além disso, é possível, ainda, gravar áudios e compartilhar o documento com os alunos, por e-mail ou pelo facebook e twitter.
  2. TED
    As organizações TED disponibilizam o aplicativo para quem deseja conferir as palestras apresentadas nas conferências ou simplesmente deseja ter acesso a aulas educacionais. É um recurso útil para que os alunos tenham acesso a conteúdos motivacionais e auxiliam no ensino em muitos aspectos.
  3. ThingLink
    Melhor do ler e ouvir é ver. O ThingLink é um aplicativo que permite a criação de imagens interativas para facilitar o entendimento dos alunos. Basta adicionar uma imagem e incluir os itens interativos – gráficos, documentos, escritas, entre outros.
  4. Box
    O Box funciona como uma espécie de Google Drive ou iCloud, no qual os professores e alunos podem criar pastas para armazenar arquivos. Além disso, o aplicativo permite que as pessoas comentem ou acessem os arquivos de qualquer lugar, o que causa uma interação e engaja mais pessoas.
  5. Paper.li
    O aplicativo funciona como uma espécie de jornal, onde todos os alunos podem reunir notícias e capas de jornais online. É uma ótima forma de incentivar a leitura desses meios de comunicação e fazê-los se inteirar do que acontece no mundo com uma ferramenta tradicional e com grande acesso populacional.
  6. MathBoard
    Esse é um dos aplicativos mais famosos do mundo no que se refere à matemática. Isso porque, de fácil acesso e super usual, o MathBoard conta com diversos tipos de exercícios e explicações mais simples sobre determinadas fórmulas. É útil para complementar a explicação em sala de aula.
  7. Poscast
    O aplicativo permite que as pessoas acessem milhares de áudios ou criem o seu próprio arquivo. É uma ótima alternativa para gravar as aulas, já que os alunos podem baixar e ouvir quando desejar e em qualquer lugar.
  8. GoConqr
    Compartilhamento de informações. É isso que este aplicativo prevê, já que permite que os alunos e professores conversem e troquem informações sobre as matérias. O GoConqr ainda é ótimo para iniciar tópicos de discussão e debates, bem como incentivar os estudantes a trabalharem em projetos em grupo.
  9. Nearpod
    Esse applicativo é multifuncional. Além de ajudar os professores a criarem aulas interativas, os alunos podem acessar os conteúdos por meio de seus smartphones ou tablets em tempo real. É possível criar quizes, enquetes e apresentações que, dessas forma, ajudam na visualização do conteúdo.
  10. Youtube
    Já são diversos os vídeos com explicações de matérias no Youtube. O aplicativo pode ser uma ótima alternativa para chamar a atenção dos alunos e dar uma aula diferente, que envolve vídeo aulas, intensivos e outras formas de passar o conteúdo.
  11. Google Acadêmico
    A ferramenta criada pelo Google disponibiliza livros, artigos, resumos e traz informações e conteúdos importantes de diversas disciplinas, criando um grande acervo de pesquisas e estudos.

E você, qual destes aplicativos mais chamou sua atenção para ser utilizado em sala de aula para ensinar?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo