Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 10 vantagens do colégio integral

10 vantagens do colégio integral

Olá, leitores!

No Brasil não é muito comum encontrar escolas em tempo integral, até porque a maioria dos alunos estudam em colégios públicos e não poucas as escolas com estrutura para acolher os alunos em tempo integral. Mesmo assim, muitas cidades já estão implementando os colégios integrais. Para ilustrar o fato, vamos mostrar 10 vantagens do colégio integral quando comparado aos colégios com ensino durante um período.

O conceito da escola em tempo integral pode encaixar em diversos projetos estudantis e, devemos lembrar, que não são apenas as escolas públicas que possuem esse formato, muitas escolas particulares já trabalham com isso e mostram o quanto é importante e quantos benefícios em aprendizagem os alunos conseguem.

1) O aluno estuda pra valer – No colégio integral o aluno precisa estudar, ele tem diversas matérias e precisa estudar, ir em todas as aulas e o tempo na escola fica maior. É por esse motivo que o aluno estuda mais. Quando a criança ou adolescente está na escola, acaba sendo “obrigado” a estudar. Se ele estuda só um horário e vai para casa, muitas vezes deixa de estudar, de fazer o “para casa”, para jogar vídeo game ou ver televisão. O colégio integral é uma forma de exigir mais dos alunos.

2) Melhora o rendimento – Como os alunos passam mais tempo na escola, o rendimento fica muito melhor, essa é uma consequência boa. Na escola integral também existe os momentos livres de estudo e plantão de dúvidas. Os alunos de colégio integral conseguem estudar mais, pois já tem o tempo definido para aprender e ficam mais responsáveis também.

3) Menos tempo ocioso – Como já falamos o aluno que estuda apenas um horário geralmente fica com o tempo ocioso, pois passa boa parte do dia sem estudar ou sem ler, ele joga vídeo game, navega no computador ou faz qualquer outra coisa, menos estudar. O tempo ocioso não existe quando a criança ou adolescente está em um colégio integral, pois existe atividade para eles o tempo todo.

elementos-escolares-e-um-relogio

4) Os pais ficam mais livres – Quando o filho está em uma escola integral, os pais não precisam se preocupar em ter que buscar o filho na escola no horário de serviço, fazer o almoço ou qualquer outra coisa que é necessário. No colégio integral o aluno chega cedo na escola, geralmente 8 horas da manhã e lá ele almoça, lancha e só sai mais tarde, geralmente 17h30. Por causa disso, os pais ficam mais livres para fazer as tarefas do dia a dia e não precisam se preocupar com o filho em casa sozinho.

5) Eles fazem atividade física – A atividade física de um colégio integral não é igual a de escolas normais, os alunos não tem apenas a matéria de educação física, eles também tem a oportunidade de praticar esportes. O tipo de esporte disponível na escola pode ser diferente, mas geralmente os alunos tem aulas de ginástica olímpica, artes marciais, futebol, vôlei entre outros. Com isso a criança vai escolher o tipo de esporte que ele mais gosta, o que proporciona uma vida mais saudável.

6) Os alunos têm acesso ao lazer e cultura – Os alunos de colégio integral não tem acesso apenas aos esportes, muitas vezes eles tem acesso a cursos extras, como funciona em alguns países, como oficina de música ou sucata, teatro, cursos de informática e, também, gincanas escolares.

7) A criança e o adolescente ficam fora da rua – Falamos que os alunos que estudam só um período ficam com mais tempo disponível. O problema é maior ainda quando a criança passa o dia todo na rua, essas crianças e adolescentes pode se envolver com problemas quando não tem um adulto por perto, passam muito tempo sozinhos e na rua com os amigos. A escola integrada é vantajosa por isso, essas crianças passam o tempo todo na escola, como formas de estudar e realizar atividades voltadas para elas.

8) Tem orientação dos professores – Os alunos de colégio integral tem a vantagem de contar com a ajuda e orientação dos professores nas tarefas e nos estudos, dessa forma os alunos podem suprir todas as dúvidas que surgiram no para casa, por exemplo, com o próprio professor.

9) Alimentação balanceada – Muitas escolas públicas já oferecem escola integral para os alunos. Em razão disso, muitas crianças e adolescentes carentes têm a possibilidade de ter uma boa alimentação. Nas escolas a alimentação dos alunos é pensada e balanceada, eles contam com a ajuda de um nutricionista para garantir uma boa alimentação. Além disso, eles comem nos horários corretos e não ficam sem se alimentar por muito tempo.

10) Melhora a convivência familiar – Por fim, temos uma grande vantagem, que é a melhora na convivência familiar. Como as crianças e adolescentes passam um bom tempo na escola e fazem o dever de casa, conseguem ter um bom tempo em família. Com o tempo livre, fica mais fácil de se divertir com os pais e ter a convivência em família muito melhor.

Boas escolhas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo