Você está aqui:Home » Livros Grátis » Arquitetura » 10 sites para aprender sobre arquitetura

10 sites para aprender sobre arquitetura

Olá, leitores!

Desde os primórdios, a vivência humana sempre esteve relacionada com a construção ou apropriação de espaços para residências, seja para proteção ou para outros tipos de uso, o homem sempre interviu no espaço para satisfazer suas necessidades. É com esse tipo de intervenção que a arquitetura trabalha.

O que é arquitetura?

A arquitetura é uma disciplina que trabalha com a disposição dos espaços para satisfazer determinadas necessidades, sejam estéticas ou não. Ela é composta por um conjunto de princípios, normas, técnicas e materiais utilizados de forma a criar espaços de convivência humana. Todos os seus princípios, portanto, são intimamente ligados a um estudo e análise do comportamento do homem em aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente.

Logo, o arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos, podendo ser uma casa ou prédio, uma praça, um salão, uma área de convivência, etc. Muitas pessoas confundem arquitetura com engenharia, a diferença entre elas é que a engenharia trabalha com a execução e viabilização de um projeto, enquanto o arquiteto trabalha com a criação de conceitos e formas.

Por que estudar arquitetura?

A Arquitetura é uma disciplina importantíssima na construção de nossos espaços, pois sua contribuição é necessária para tornar as construções mais adequadas às nossas necessidades (moradias, trabalhos, estudos, convivências, etc.) de modo a facilitar a nossa vida e ações, garantindo uma melhoria na qualidade de vida e boa integração com as condições do meio ambiente.

Arquitetura e o mercado de trabalho

desenho-de-arquitetura

Engana-se quem pensa que o arquiteto só trabalha desenhando projetos. O campo de trabalho é imenso, podendo trabalhar de forma autônoma, atuar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, ambiental, habitação social, restauração, arquitetura de interiores, topografia, instalações, conforto ambiental, consultoria, assessoria, ensino, pesquisa e extensão. Hoje, há também um aumento no número de vagas específicas para arquiteto nos concursos públicos.

Sites para estudar arquitetura

Confira abaixo uma lista com 10 sites e blogs dedicados a compartilhar informações sobre arquitetura. Neles, você pode encontrar artigos, projetos e podcasts sobre as tendências da arquitetura moderna em todo o mundo. São sites interessantes tanto para estudantes que querem se aprofundar mais em algumas tendências, como para profissionais que buscam atualizar seus conhecimentos:

  1. TESSELLAR – Esse site é especializado para quem deseja pesquisar projetos de casas e habitações funcionais e acessíveis ao redor do mundo.
  2. ARCH+TECH – Blog dedicado a falar sobre tecnologias na arquitetura, como os sistemas BIM (Building Information Modeling).
  3. INHABITAT – Para você que quer saber mais sobre design verde e arquitetura sustentável.
  4. LIFE AT WORK – Site do escritório Hellmuth, Obata and Kassabaum (HOK), um dos maiores do mundo, cheio de artigos escritos por profissionais em todos os lugares do planeta com diversas informações importantes para estudantes de arquitetura.
  5. COFEE WITH NA ARCHITECT – Esse site compartilha artigos interessantes a respeito da profissão do arquiteto em geral.
  6. LIFE WITHOUT BUILDINGS – Blog do arquiteto Jimmy Stamp, dedicado a pesquisas e projetos de prédios e construções. O profissional comenta as tendências da arquitetura e do design misturando com a cultura pop e conteúdos ficcionais.
  7. ARCHITECTURAL RUMINATIONS – Nesse site, o arquiteto Harris Armstrong compartilha algumas pesquisas e projetos relacionados a urbanismo, arquitetura e educação.
  8. ASBEA – Site oficial da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura, com notícias, atualizações, manuais de consulta e conteúdos nacionais sobre arquitetura.
  9. PENNDESIGN STUDENT BLOGS – Esse site reúne uma coleção de blogs com artigos e conteúdos compartilhados pelos estudantes da escola de design da Universidade de Pennsylvania.
  10. PRAIRIE MOD – É um site que oferece imagens, podcasts e artigos sobre o design moderno.

Até a próxima!

Você também pode fazer cursos rápidos não gratuitos que entregam certificado na sua casa

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo