Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 sites internacionais que incentivam a leitura dos estudantes

10 sites internacionais que incentivam a leitura dos estudantes

Oi Pessoal!

A internet é uma ferramenta incrível com inúmeras utilidades, uma delas é conectar os jovens com livros, incentivando a leitura dos estudantes. Existem alguns sites que proporcionam o contato dos jovens com outros leitores, o conhecimento de outros livros de interesse e faz com que eles possam se aprofundar em temas propostos pela leitura que estão engajados.

O entusiasmo causado pela leitura juvenil faz com que os alunos criem grupos para discutir sobre livros, escrever resenhas para alguns sites ou usar a internet para pesquisar sobre a vida e obra dos autores preferidos.

Sites para leitura de livros

Confira 10 sites onde os alunos podem ter contatos com livros e outros leitores:

1- Goodreads
Este site é recomendado para alunos de no mínimo 13 anos de idade, pois é um pouco mais complexo. Nele, é possível ver o que os amigos estão lendo e o próprio site também recomenda livros baseados nas leituras anteriores. No site os professores podem criar grupos para a classe discutir online sobre os livros que estão lendo, também existe a possibilidade de pedir aos alunos para criarem quizzes baseados no livro ou escrevam resenhas sobre eles.

2- BiblioNasium
Este site é bem parecido com o Goodreads, a principal diferença é que é voltado para um público mais jovem. Além de ser ótimo para incentivar os alunos a lerem, os professores podem enviar desafios para eles ou para os pais, e também motivá-los constantemente a entrar em contato com livros de gêneros que não estão acostumados.

3- Book Wizard
O site é eficaz para professores de alunos, pois os livros são divididos por matérias e fornece atividades e lições baseadas nos livros escolhidos para serem trabalhados. A ferramenta de busca do site mostra qual o nível de dificuldade das leituras, sinopse, biografia do autor e links para materiais de apoio gratuitos.

4- Book Adventure
Neste site estão disponíveis atividades para crianças do jardim da infância até o final do ensino fundamental II. Os resultados dos quizzes realizados pelos estudantes podem ser vistos pelos pais e professores. Também é possível contabilizar quantos livros o aluno leu em um período de tempo determinado.

5- Common Sense Midia
O site disponibiliza livros de alta qualidade e têm guias especializados para a idade do usuário. Ao clicar no livro escolhido, o usuário encontra informações como sinopse e pontos interessantes para possíveis discussões.

6- Reading Rockets
Este site possui uma seção bastante interessante chamada Children’s Books & Authors, onde existe um calendário com todos os feriados do ano, e cada um deles está associado com algum livro relacionado ao momento histórico, com atividades, sites educacionais e entrevistas concedidas pelo autor.

7- Start With a Book
É um site voltado a alunos do ensino primário. Ele possui divisão interna com 24 temas entre eles dinossauros e o céu noturno. Cada um desses temas contém livros, sites relacionados, links para atividades e possíveis ideias para escrever um texto. É ótimo para os pais acessarem com os filhos e realizarem atividades durante as férias escolares.

8- Education.com
No site existem listas de livros divididos por materiais e níveis. Também são disponibilizadas diversas atividades, além dos livros interativos, que podem ser lidos da maneira convencional ou ouvidos.

9- Jim Trelease On Reading
O site disponibiliza uma extensa coleção de áudio books, que incluem contos de fadas, livros ilustrados, novelas e poesias.

10- American Library Association’s Banned and Challenged Books
O site disponibiliza um grande acervo materiais ditos como censurados ou banidos por algum motivo, e isso desperta o interesse até mesmo de estudantes que não costumam ler.

Leia. Conhecimento nunca é demais.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo