Você está aqui:Home » Dicas » Administração Financeira » 10 planilhas gratuitas para controlar seus gastos

10 planilhas gratuitas para controlar seus gastos

Olá leitores do Canal do Ensino!

Você sabe quanto gasta com a prestação da casa, com a faculdade e com o financiamento do carro. Mas não tem nenhum controle sobre as despesas miúdas. Apesar de parecerem insignificantes, essas despesas do dia a dia podem ter grande impacto no orçamento pessoal se não forem comedidos.

Segundo o físico irlandês William Thomson Kelvin: “Aquilo que não se pode medir não se pode melhorar”. Se você está pensando em organizar suas finanças, seja para se livrar de dívidas, ou para acumular um milhão de reais, fazer um controle das despesas e receitas é a melhor forma de começar seu projeto.

Nesta lista você encontra 10 planilhas, sites e apps de controle financeiro que agradam dos mais generalistas aos mais minuciosos. São sugestões para quem ainda gosta da boa e velha planilha de Excel ou para quem prefere fazer tudo pelo smartphone. Veja qual sugestão se encaixa melhor ao seu modo de gerenciar suas finanças pessoais.

1 – Para quem nunca fez um orçamento antes
A planilha do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) pode ser indicada para quem nunca fez um orçamento pessoal antes. Ela traz instruções de uso e definições de termos como receita líquida, despesas fixas e variáveis. Também inclui a aba “previsões”, que permite observar se você não está gastando mais do que previu. Download

2 – Para os sucintos
A planilha da BM&FBovespa reúne em uma única aba do Excel o orçamento de todos os meses do ano. Além das despesas e receitas, o documento possui um quadro de anotações para investimentos, que se divide entre: Ações, Tesouro Direto, Renda fixa, Previdência privada e Outros. Download

3 – Para quem quer detalhar bem as despesas
Sem rodeios, a planilha do consultor financeiro Beto Veiga vai direto ao ponto e é bastante intuitiva. Ela traz abas diferentes para cada mês e se destaca pelo nível de detalhamento das despesas, que são divididas em diversos grupos, que incluem até gastos com pet shop, tarifas bancárias e presentes. Download

4 – Para quem precisa de um empurrãozinho
A ferramenta online GuiaBolso
 faz um diagnóstico sobre a situação financeira do usuário. Ao informar suas receitas e despesas, ela mostra qual é o seu perfil (em apuros, no limite, poupador e investidor) e oferece dicas de como reduzir gastos ou como pagar uma dívida. Além disso, o GuiaBolso conta com a consultoria de profissionais da área financeira. E o melhor: tudo de graça.

5 – Para quem se esquece de anotar os gastos
ferramenta online Dinheirama é ideal para os esquecidos e para quem quer praticidade. Ela permite que você faça o upload dos seus extratos bancários e importa automaticamente todas as informações neles contidas, criando relatórios e gráficos sem que você precise se preocupar em qual lugar lançar cada transação. Disponível para iOS.

6 – Para registrar os gastos em tempo real
O app Finance é indicado para quem não desgruda do smartphone e gosta de anotar cada gasto, tão logo eles acontecem. Ele registra contas automaticamente, por meio da leitura do código de barras; possui um sistema de notificações para contas a pagar; e permite tirar fotos de recibos e notas fiscais e associá-las às transações. Gratuito e disponível para iOS eAndroid.

7 – Para alcançar objetivos financeiros
Além das funções básicas para registro de gastos, o site Minhas Economias possui um “Gerenciador de sonhos”: o usuário diz quanto custa e quando deseja realizar seus sonhos (como a compra de uma casa) e o sistema calcula quanto ele vai precisar juntar por mês, apresentando uma lista de tarefas e dicas para tornar o objetivo mais tangível. O serviço é gratuito e pode ser acessado pelo site ou pelos apps para Android e iOS.

8 – Para quem quer registrar apenas o básico
Com estrutura simples, o Organizze é idal para quem quer anotar apenas o básico. Na versão gratuita, permite registrar receitas e despesas, oferece um resumo do orçamento e a visualização de um gráfico de entradas e saídas. App disponível apenas para iOS.

9 – Para quem quer personalizar os registros
O app MoneyWise permite ao usuário editar as informações, podendo, por exemplo, escolher entre visualizar o orçamento semanalmente, mensalmente ou anualmente e nomear as categorias de gasto. Ele também possibilita a realização de backup para cartão de memória ou para o Dropbox, além de exportar os dados nos formatos HTML ou CSV. Gratuito e disponível apenas para Android.

10 – Para quem faz o orçamento em família
Com um visual que lembra o bloco de notas dos aparelhos da Apple, o app Orçamento Inteligente se destaca por oferecer a possibilidade de sincronização dos dados em diferentes aparelhos, permitindo que o orçamento seja compartilhado com toda a família. A versão gratuita é limitada a 30 transações. Disponível apenas para iOS.

E você, conhece mais alguma opção? Comente!

Até logo!

comentários (7)

  • Neo Sinnott

    Excelente, fácil entendimento e desenvolve sua percepção financeira

    Responder
  • Guilherme

    Acho que já usei umas 3 dessas planilhas, recomendo todas!

    Responder
  • Julia

    Nossa, muito obrigada pela ajuda!
    Eu estou com algumas dívidas e tive até que renegociar algumas. Vem sendo díficil controlar tudo, principalmente porque eu não tinha esse costume antes. (claro né, por isso estou com dívida)
    é complicado viver em um pais que ninguem te ensina como planejar seus gastos e como gastar direito.
    Espero que suas planilhas me ajudem de verdade. Já baixei mais de uma para ver se algum deles fica mais fácil para mim.

    Responder
  • Maria

    Excelente… Também tomei conhecimento dessa planilha do Beto Veiga que também é muito boa!
    Bjus…

    Responder
  • Wellyngton Rodrigues

    Baixei e estou usando a primeira planilha (que por sinal é muito boa), não tinha noção do quanto gastava com coisas desnecessárias e a planilha acaba mostrando isso, até mesmo nos gráficos. Estou com projetos futuros e ela está me ajudando a chegar mais próximo dele.
    Quem usar ela deixo como dica quando for lançar entrada de dinheiro deixe o fundo na cor verde e quando tiver lançando a saída de dinheiro deixe na cor vermelha assim fica mais fácil visualizar.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo