Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 10 palestras que todo professor deveria assistir

10 palestras que todo professor deveria assistir

Olá educadores,

Boas ideias têm que ser espalhadas pelo mundo. É com essa premissa que as apresentações gravadas no formato de TED Talks (famosa marca de mini palestras online) se tornaram tão populares ao redor do mundo. Selecionando oradores qualificados e especialistas em determinados assuntos, as palestras têm como principal objetivo estimular transformações. Todas as palestras têm menos de 20 minutos de duração e possuem legendas em português.

Confira 10 palestras que todo professor deveria assistir e que valem a pena serem compartilhadas:

1. As crianças podem ensinar a si mesmas

Palestrante: Sugata Mitra (Índia)

Especialista em tecnologia aplicada à educação, o indiano explica seu projeto “Buraco na Parede”. Nele, crianças conseguiram aprender sozinhas a usar o computador e passaram, em seguida, a ensinar a outras crianças.

2. As escolas não podem acabar com a criatividade

Palestrante: Ken Robinson (Reino Unido)

Para o consultor britânico, os estudantes devem aprender de maneira divertida e dentro de um ambiente escolar que estimule a criatividade. A palestra é uma das mais populares da web.

3. Professores precisam receber feedback

Palestrante: Bill Gates (EUA)

O cofundador da Microsoft e copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates defende que até mesmo os melhores professores podem se tornar ainda melhores se receberem feedback de membros da comunidade escolar.

4. A chave para o sucesso? A determinação

Palestrante: Angela Lee Duckworth (EUA)

Para a professora de matemática de Nova York, a determinação e a vontade de vencer, tecnicamente chamadas de habilidades não cognitivas, são mais determinantes que o Q.I. para o sucesso de alunos oriundos de famílias de baixo poder aquisitivo.

5. Como as escolas podem trazem a inovação para a sala de aula

Palestrante: Luciano Meira (Brasil)

Para o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, não é apenas a tecnologia que é capaz de produzir a inovação.

6. Educação Inovadora em favelas

Palestrante: Charles Leadbeater (Reino Unido)

Segundo o pesquisador britânico, as escolas precisam descobrir novas formas de aprender. Para ele, essa busca pode ser inspirada pelas experiências de educação em favelas do Brasil e do Quênia – que costumam ser mais informais e inusitadas.

7. O que a neurociência tem a ver com educação?

Palestrante: Sidarta Ribeiro (Brasil)

Atualmente diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o neurocientista destaca aspectos da neurociência e seu impacto na educação.

8. Como os jovens podem se transformar com a música

Palestrante: José Antonio Abreu (Venezuela)

Para o músico venezuelano, a música pode ser um instrumento de transformação social e melhoria da educação. No vídeo, ele explica o seu projeto intitulado O Sistema.

9. Sobre como ensinar artes e ciências conjuntamente

Palestrante: Mae Jemison (EUA)

Para criar verdadeiros pensadores, a astronauta, médica, colecionadora de arte e dançarina norte-americana afirma que educadores precisam ensinar artes junto com ciências, intuição e lógica.

10. Transformando lixo em brinquedos educativos

Palestrante: Arvind Gupta (Índia)

De acordo com o educador indiano, é possível utilizar instrumentos simples – estes, produzidos pelas próprias crianças – para ensinar princípios básicos de ciência e de design.

Compartilhe este artigo!

comentários (5)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo