Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 10 opções para conseguir um emprego mesmo em momentos de crise

10 opções para conseguir um emprego mesmo em momentos de crise

Olá, pessoal!

Está difícil arranjar trabalho? Está cansado de procurar emprego? Com esta crise atual que estamos vivendo, a maioria das pessoas vai responder sim para essa pergunta. É por isso que separamos aqui 10 opções para conseguir um emprego mesmo em momentos de crise

É que, desde o início do ano, dificilmente uma palavra foi tão mencionada pela mídia como “crise”. As previsões pessimistas para o cenário político-econômico brasileiro e o risco de recessão estão juntas com o desemprego.

A boa notícia é que a internet continua sendo de uma grande ajuda quando os meios tradicionais (como os anúncios nos classificados) não surtem efeito. Aqui, você vai ficar sabendo alguns desses meios com dicas para tirar proveito da web e aumentar as chances de conseguir um trabalho.

10 maneiras de conseguir emprego na internet

Redes sociais

Antes de começar a procurar um emprego, é bom fazer uma análise crítica do seu próprio comportamento na internet. Só uma pessoa muito fora da realidade acredita que as atividades na rede – desde o que escreve na timeline ao que curte no Facebook – não deixam uma impressão nos recrutadores. Se ela será boa ou ruim, depende de você.

Detonar o emprego antigo, o chefe ou colegas de trabalho nas redes sociais é um verdadeiro tiro no pé, embora seja comum. Também não precisa agir de forma artificial, querendo mostrar o que você não é. É só tomar cuidado com o que posta e curte.

Facebook

Falando nisso, se você é uma daquelas pessoas que ainda tem a imagem de que as redes sociais são ambientes pouco produtivos, reveja seus conceitos. O Facebook está cheio de grupos interessantes, onde os internautas discutem boas práticas e tendências na sua área de atuação. Também tem vários grupos cuja finalidade é divulgar oportunidades de trabalho. Use o campo de busca para tentar localizar essas comunidades digitais.

Linked.In

A rede social corporativa mais famosa do mundo, mas não tão simples de usar. As principais recomendações são manter o perfil bem atualizado e o mais completo possível (sem enrolação), além de tomar cuidado com qualquer tipo de interação.

O Linked.In preza por um ambiente profissional, totalmente diferente do Facebook. Avalie bem o que escreve, o que curte e quem adiciona aos contatos. Tomando as devidas precauções, ele é muito bom para entrar em grupos de discussão do seu segmento de atuação e buscar vagas. Vale ressaltar que algumas áreas, como o setor de tecnologia da informação, são mais adeptas da rede social do que outras.

Blog

O WordPress é uma ótima plataforma para criar blogs gratuitamente. O que isso tem a ver com buscar emprego na internet? Construir a sua presença digital. Escolha um layout – o WordPress oferece vários sem cobrar nada – e fale sobre como você é profissionalmente. Ponha seu currículo e/ou portfolio nesse espaço virtual.

Se quiser ir além, escreva sobre temas da sua área de atuação, caso você se garanta muito no que faz. Além de demonstrar algum domínio tecnológico, quando as pessoas buscarem seu nome no Google, podem cair no seu blog. Use ele para se vender mesmo.

Indeed

O Indeed é um dos principais sites de emprego da internet. Segundo os administradores, a plataforma recebe mais de 180 milhões de visitantes únicos por mês em 50 países diferentes. Uma das vantagens é que ele faz a busca por vagas disponibilizadas também em outras páginas e o cadastro de currículo é gratuito.

Outra opção muito útil é assinar alertas de oportunidades em segmentos específicos. Você pode ser notificado por e-mail quando surgir uma vaga de gerente de tecnologia na cidade ou região de seu interesse, só para dar um exemplo. Há opção de aplicativo para Android ou iOS.

CIEE

Tem dica para estagiários também. O CIEE é o portal do Centro de Integração Empresa-Escola, especializado em vagas para estudantes. Ele conta até com um “teste de temperamento”, mas não tem nada a ver com humor, apesar do nome. É uma espécie de mapa da sua personalidade e aptidões para fornecer sugestões sobre sua futura carreira. A ferramenta ajuda quem ainda está com dúvidas sobre qual área seguir.

Infojobs

Outro site muito procurado por quem está prospectando oportunidades de emprego. Um diferencial do Infojobs é que ele lista cursos (alguns são até gratuitos) recomendados para melhorar o perfil profissional dos candidatos. Mesmo que você não os faça, serve de norte para descobrir temas que merecem um aprofundamento, mesmo que de forma autodidata. O Infojobs também lista concursos públicos em aberto no país. Há opção de aplicativo para Android, iOS ou Windows 8.

Curriculum

O Curriculum também é gratuito e possui um layout mais moderninho, com estatísticas atualizadas de vagas por estado e a quantidade de processos de recrutamento que ajudou a promover nos últimos seis meses.

Há uma ferramenta de consultor virtual com dicas para maximizar as chances dos candidatos com base no desempenho do seu currículo. Em outra seção da página você confere um detalhado guia brasileiro de cargos e salários. Há opção de aplicativo para Android.

Iel

Assim como o Ciee, o Instituto Euvaldo Lodi (Iel) é focado em busca de estágio. Um dos benefícios são as várias parcerias que eles fazem pelos estados do Brasil para ministrar workshops e palestras sobre oportunidades de crescimento.

Landing.jobs

Site mais voltado para profissionais de tecnologia da informação. A Landing.jobs é uma startup portuguesa que quer levar brasileiros para o exterior. Vale a pena dar uma conferida.

Mesmo que, com a crise, seja difícil de conseguir emprego, as oportunidades estão aí e vai de você correr atrás. Tente seguir nossas dicas para achar as vagas de emprego que você sonha e boa sorte!

Até mais!

comentários (4)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo