Você está aqui:Home » Livros Grátis » Línguas e Idiomas » 10 motivos para assistir filmes legendados

10 motivos para assistir filmes legendados

Olá leitores,

Uma grande discussão no momento de assistir um filme em grupo é sempre a escolha do áudio, alguns preferem filmes dublados e outros não abrem mão de assistir filmes legendados. Talvez você ainda não saiba, mais optar pelo legendado pode ser vantajoso e, para te explicar melhor, vamos mostrar 10 motivos para assistir filmes legendados.

Encontrar bons filmes legendados é atualmente uma tarefa simples, o que torna o hábito de assistir filmes legendados muito mais acessível a todos. Para que você compreenda melhor o quanto esse hábito ira te beneficiar veja os 10 motivos para assistir filmes legendados a seguir:

1- Aumenta o hábito da leitura

Para aqueles que já possuem o hábito de ler assistir filmes legendados é um prazer, pois durante a sessão você irá ler e ainda conhecer novas formas de usar o vocabulário explorado no filme.

Se você não sente tanto prazer na leitura, assistir filmes legendados pode ser uma maneira de exercitar essa prática, pois essa é a união de duas atividades que, juntas, passam a ser mais prazerosas.

2- Aprendizagem de uma língua estrangeira

inglês é hoje uma língua universal, e esse é um motivo para que sejamos estimulados a aprender essa língua.

Assistindo filmes legendados você consegue conhecer melhor esse vocabulário, o uso de suas palavras e a aplicação das expressões, pois existem hoje inúmeros filmes e séries feitos na língua inglesa.

Outra vantagem que encontramos é o fato de se ter acesso a prática da conversação em inglês por meio dos filmes, onde é possível que você conheça até mesmo palavras locais que foram utilizadas nos diálogos dos filmes.

3- Aumento das emoções transmitidas pelo filme

Os filmes dublados perdem, em média, 80% da emoção que o ator transmite em cena, pois um dublador não consegue captar o estado de espírito ao qual o ator se mantinha no momento da gravação da cena.

Assistindo a filmes legendados você consegue sentir sensações como:

  • Medo;
  • Coragem;
  • Tristeza;
  • Alegria.

4- Qualidade

Muitas pessoas acabam se esquecendo que os filmes são compostos por:

  • Imagem;
  • Som.

Ao se realizar um processo de dublagem o filme acaba perdendo qualidade de som, o que é mais um motivo para assistir filmes legendados.

5- Melhor concentração

A concentração aplicada quando assistimos um filme legendado é no mínimo duas vezes maior do que quando assistimos a um dublado, a explicação para isso é simples: você precisa se concentrar em manter o olhar nas cenas e nas legendas, o que ainda aumenta sua capacidade de concentração e compreensão aos detalhes do filme.

6- Legendas são mais próximas ao texto original do filme

Um filme legendado possui o seu texto muito mais próximo do original desenvolvido para o filme do que nas dublagens.

O principal motivo para perda de conteúdo nas dublagens é o fato de conseguir adequar a dublagem ao tempo do filme e também a utilização de termos e expressões que, muitas vezes, são nativamente da língua inglesa e acabam não se enquadrando em um dublagem.

icones-de-cinema

7- Maior disponibilidade de títulos

Nem todos os filmes passam pela dublagem e algumas vezes você pode se deparar com alguns títulos que deseja assistir sem essa opção.

A lista de filmes legendados é maior, dando a você mais opções para aproveitar e curtir um filme.

8- Áudio original

Os filmes legendados mantém, além da qualidade de som, o áudio original, enquanto nas dublagens vários deles são substituídos para que seja possível o encaixe das dublagens.

Alguns sons como de carros e chuvas são sempre movidos e alterados nas dublagens, sendo possível notar a diferença do áudio original quando se assiste a um mesmo filme dublado e legendado.

9- Aprimoramento de uma língua estrangeira

Se você já fala inglês ou está aprendendo, saiba que assistir filmes legendados pode alavancar o seu aprendizado, pois é possível aprimorar o seu nível de interpretação enquanto se assiste a um filme legendado.

Outro benefício vem das diferentes formas de se falar o inglês, pois existem palavras e termos que são específicos de cada região. Se você está buscando aprender ainda mais saiba que, por meio dos filmes legendados, será possível.

10- Melhor sincronia

Filmes dublados possuem sempre uma dessincronia entre a voz do dublador e o movimento labial dos atores, sendo essa uma característica do filme dublado que não pode ser remediada.

Quando optamos por filmes legendados não temos esse problema na sincronia, pois estamos recebendo o áudio original do filme.

Queremos saber a sua opinião, você prefere assistir aos filmes dublados ou legendados? Qual o seu principal motivo para assistir filmes legendados?

Até logo!

comentários (3)

  • Helder

    Bacana o texto!
    Poderiam ter sido mais genéricos quanto ao idioma a ser dublado. Não são todos os filmes que são em língua inglesa. Os filmes legendados são sim uma ótima oportunidade de se estudar e aprender qualquer idioma, inclusive o inglês!

    Parabéns.

    Responder
  • vitor martins

    eu prefiro os dois, mas eu assisto mais legendado do que dublado, pois eu estou aprimorando meu inglês, apesar de tudo isso, filmes legendados tbm tem suas desvantagens, perdemos 20% o filme apenas lendo a legenda, e as vezes ter que ficar lendo acaba sendo cansativo

    Responder
  • Vinicius Park Almeida

    Eu só assisto dublado, porém vim ler este artigo afim de me convencer a começar a assistir legendado, e.. Obrigado, vocês me convenceram!!! Adorei o site.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo