Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 livros mais famosos da literatura em espanhol

10 livros mais famosos da literatura em espanhol

Olá leitores do Canal do Ensino!

A literatura em espanhol é uma das que mais produz clássicos no mundo. Desde nomes como Miguel de Cervantes até escritores mais atuais como Gabriel García Márquez, a lista de clássicos é gigantesca e vem dos mais diversos lugares como Chile, Colômbia e até mesmo Nicarágua. Confira uma lista com os 10 livros mais famosos da literatura em espanhol.

1. Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes

Esta obra de Miguel de Cervantes está entre as que foram traduzidas para mais idiomas, além de um dos clássicos literários best-seller. É considerada a obra mais célebre da língua espanhola e faz uma divertida paródia das histórias de paladinos e donzelas. O livro e a “triste figura” do seu protagonista são o símbolo do idioma espanhol. (Baixe aqui grátis a obra Dom Quixote de la Mancha)

2. Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez

A saga da família Buendía é também a saga da hispano-américa, um relato cíclico das suas revoluções e conflitos. Fundadora da cidade de Macondo, lugar tão mítico e reconhecido ao longo da América Latina, o romance do colombiano Gabriel García Marquez ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Mais de 30 milhões de cópias foram vendidas em diversos idiomas.

3. O Capitão Alatriste, de Arturo Pérez Reverte

O espanhol Arturo Pérez Reverte, jornalista de guerra e membro da Real Academia Espanhola das Letras, soube juntar no mesmo texto a mais trepidante das aventuras de capa e espada e uma grande quantidade de informações históricas e literárias.

4. O Jogo da Amarelinha, de Julio Cortázar

Inspirado no jogo infantil, o escritor Julio Cortázar desenvolveu um romance no qual o leitor é um usuário ativo que deve eleger os capítulos que vai ler. Um antecedente direto da forma de leitura fragmentada que se pode realizar atualmente por meio da internet. O livro conta a história de Horácio Oliveira e a Maga em Paris dos anos 60. Teve uma repercussão enorme na forma como os jovens dessa geração viveram o amor e as relações pessoais.

5. A Mulher Habitada, de Gioconda Belli

Com mais de 20 edições e traduzida para vários idiomas, o romance da escritora nicaraguense Gioconda Belli conta, entre os seus méritos, a visibilidade do papel da mulher nas lutas políticas das últimas décadas na América Latina. Vincula a resistência contra os conquistadores da indígena Itzá com a revolta contra a opressão ditatorial.

6. Pedro Páramo, de Juan Rulfo

O romance de Juan Rulfo é uma das obras mais notáveis da literatura em espanhol, que alcançou fundir as mais complexas técnicas de narrativa da época com a visão singular da morte, característica do México. A aridez do deserto e a violência descritas no livro constroem uma atmosfera na qual é impossível delimitar onde começa o mundo dos vivos e onde começa o dos mortos. Um mundo onírico considerado uma das representações mais fiéis de muitos aspectos da realidade mexicana.

7. A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón

Esse romance do escritor Carlos Ruiz Zafón já superou mais de 10 milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para dezenas de idiomas. As sequelas da Guerra Civil espanhola presentes na fachada da igreja de San Felipe Neri são uma mostra do cenário perigoso dessa história de intrigas e ocultações ao redor da queima de livros que mantém o leitor em suspense, como se trocar de página trouxesse tantos todos os riscos presentes em uma das esquinas escuras de Barcelona da primeira metade do século 20, período no qual se passa a história.

8. A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende

A escritora chilena Isabel Allende conta neste livro a turbulenta história recente do Chile, por meio dos personagens da família Trueba e sua convivência mágica com os fantasmas do passado. Um relato que, ainda que representativo, traz um completo cenário sociopolítico capaz de canalizar as experiências individuais. O livro se ganhou fama mundial e até mesmo um filme com a participação de estrelas comoAntônio BanderasMeryl StreepWinona Ryder e Glenn Close.

9. Os Detetives Selvagens, de Roberto Bolaño

A vanguarda mexicana recebeu uma merecida homenagem com esse romance do chileno Roberto Bolaño, ganhador do prêmio Rômulo Gallegos, em 1999. Os personagens Ulisses Lima e Arturo Belano fundem arte e vida por meio de performances que acabaram por levar até o deserto de Sonora. Uma aventura selvagem no estilo “road movie”.

10. Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada, de Pablo Neruda

Ganhador do Prêmio Nobel em 1971, Pablo Neruda é conhecido principalmente por esse célebre conjunto de poemas de juventude. Inúmeros casais se aproveitam dos poemas de Neruda para declarar carinho e amor.

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo