Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 estratégias de repetição para fixar o aprendizado

10 estratégias de repetição para fixar o aprendizado

Olá leitores!

Você já parou para pensar por quê nós não esquecemos de forma alguma palavras, frases e músicas que aprendemos desde crianças? Aprendemos, preferencialmente, por repetição da palavra.

Porém, quando estudamos, a repetição para decorar o material didático não é a melhor fórmula. “Ué, mais meu filho decora repetindo”, Sim! Os alunos passam nas provas decorando a mesma coisa diversas vezes, o que pode ser as vezes equivocado.

Em uma leitura só, o estudante quer absorver o conteúdo completo. E isso é normal, mas não é certo. É preciso uma segunda leitura e interpretação de texto e muitos alunos tem preguiça.

O tempo do estudante esquecer uma informação é de três segundos. Portanto, o aluno que leu o conteúdo superficialmente esquece muito rápido o que leu. Usar essas estratégias na hora do estudo levanta a autoestima do aprendizado e faz o aluno guardar aquele conteúdo na memória por muito mais tempo, seja por semanas ou para a vida toda.

Confira 10 estratégias bacanas e simples de memorização que seu filho precisar ter:

RELEITURA

Ler, reler e pesquisar o conteúdo que foi passado em aula no dia de aula ajuda na hora da aprendizagem do aluno. Ele cria um conhecimento maior.

MEMORIZAÇÃO

Certo dia o aluno assistiu a aula e gostou da matéria que foi passada, ele automaticamente vai fazer a confirmação e jogar isso para o seu cérebro, decorando e memorizando o conteúdo.

Há três formas de memorização: visual, auditiva e sinestésica. Cada uma é uma forma de estimular a memória.

CONCENTRAÇÃO

A concentração é uma função que precisa de seu próprio estímulo para funcionar. Quanto maior o estímulo existir do aluno, maior a concentração. Sentar na primeira fila da sala é um bom incentivo à concentração.

TIRAR UM COCHILO E RECOMEÇAR

O cansaço atrapalha muito na etapa da memorização. O melhor é descansar. O resultado é sempre melhor quando a mente e corpo estão relaxados. Uma dica é o estudante ler de pé e se continuar com sono, tomar um ar fresco e beber água.

USO DO MARCA TEXTO

Marcar texto ajuda na compreensão do aluno na hora do estudo. Se você marca algo importante no texto, o aluno lê, relê e pesquisa melhor sobre o assunto.

RESUMOS

Os resumos vêm depois de uma bela pesquisa e claro, com o uso do marca texto. Você deve decorar seu próprio resumo, isso facilita a memorização em seu cérebro.

TESTES DE SIMULAÇÃO

Todos os alunos devem abusar de simulados. Minha dica é que faça um simulado por dia. Os testes simulados ajudam a memória ter longa duração. É igual o simulado do CFC, você faz e refaz exercícios no site antes da prova oficial, para ter um melhor acompanhamento.

Bons estudos!!!

comentários (2)

  • Jacqueline

    Foi realizado uma pesquisa científica na qual testavam as melhores técnicas de aprendizado e grifar o conteúdo foi categorizado como menos eficaz, portanto não aconselharia isso. Aliás é preciso compreender todo o conteúdo e não só gravar para que só depois você resuma o conteúdo, mas para escolher os pontos mais importantes do conteúdo é necessário compreende-lo antes.

    Responder
  • Cristina

    Olá,

    que artigo interessante!

    Eu sei o quão legal é ter um blog!

    Tenho escrito sobre Descomplica no MaisEducativo

    Beijos!

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo