Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 erros comuns de Português

10 erros comuns de Português

Olá, leitores!

Em tempos de internet, emoticons, memes e digitação rápida nos smartphones, escrever bem ainda é um grande desafio para a maioria das pessoas, sobretudo para aquelas que precisam disso para alcançar o sucesso pessoal e profissional. Veja aqui 10 erros comuns de Português e como evitá-los.

Não é tarefa fácil lidar com a língua portuguesa. Nosso idioma apresenta inúmeras particularidades que fazem dele um dos mais complexos do mundo. Uma boa redação depende de uma boa argumentação e de boas ideias, mas depende também de bons conhecimentos gramaticais.

Os erros gramaticais ainda são o maiores problemas encontrados pelos professores nas redações dos alunos e candidatos de concursos e vestibulares. Não é raro haver textos que, embora apresentem um bom nível de argumentação, pecam pelo excesso de incorreção.

Para você evitar esses deslizes e realmente escrever bem, o site Brasil Escola separou 10 erros comuns de português na hora de escrever uma redação e ensina a evitá-los.

Como evitar dez erros comuns de português

As dicas de redação abaixo são muito simples, mas que farão toda a diferença quando surgir aquela dúvida que pode comprometer seu texto. Estude Português da maneira certa.

1- Jamais confunda o verbo “haver” com a expressão “a ver”. Lembre-se de que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

2- Cuidado para não se enganar com a terminação dos verbos do pretérito perfeito do indicativo com a terminação dos verbos conjugados no futuro do indicativo:

“Os funcionários pediram férias” (pretérito perfeito do indicativo) é diferente de “Os funcionários pedirão férias” (futuro do indicativo);

3- Atenção para não confundir mau com mal. Caso fique em dúvida na hora de escrever, basta lembrar-se de que “mau” é o contrário de bom, e “mal” é o contrário de bem;

4- Não troque “mas” com “mais”. Enquanto “mas” exerce função de conjunção adversativa, “mais” exerce o papel de advérbio de intensidade: Ele precisa de mais tempo para descansar, mas a dura rotina de trabalho não deixa;

5- Nada de trocar “lhe dar” por “lidar” e vice-versa. “Trouxe flores para lhe dar”, e não “Trouxe flores para lidar”. “Eu não sei lidar com tantos problemas” em vez de “Eu não sei lhe dar com tantos problemas”;

6- Cuidado com a junção indevida de elementos. Erros como concerteza (com certeza), incomum (quando o sentido pretendido é “em comum”), encontra partida (em contrapartida) e apartir (a partir) são comuns nas redações;

7- Atenção quanto ao uso do pronome onde. O pronome onde quase sempre é empregado para expressar noção de lugar. Fora desse contexto, é preciso ter muito cuidado para não escorregar na gramática, principalmente na semântica. Quando não houver indicação de lugar, utilize pronomes relativos como “em que” ou “no qual”.

Seguindo essa regra, você evitará erros do tipo: “Esse novo comportamento dos jovens, onde as relações pessoais estão sendo substituídas pelas relações virtuais, não é saudável.” Opte por: “Esse novo comportamento dos jovens, em que as relações pessoais estão sendo substituídas pelas relações virtuais, não é saudável.”

8- Use adequadamente os pronomes demonstrativos. Isso, por exemplo, faz referência a uma ideia anteriormente apresentada. Isto deve ser empregado para fazer referência a uma ideia que ainda será apresentada. “Queimou todas as cartas e fotografias. Fez isso para não mais sofrer com as lembranças.”;

9- Não utilize a palavra “mesmo” com a função de pronome pessoal. Ela pode ser um pronome demonstrativo, substantivo ou adjetivo, mas jamais um pronome pessoal, ou seja, não deve substituir um sujeito na oração.

Errado:“Os suspeitos foram detidos perto da praia de Copacabana. Os mesmos foram levados à delegacia e prestarão depoimento.” Certo:“Os suspeitos foram detidos perto da praia de Copacabana. Eles foram levados à delegacia e prestarão depoimento.”;

10- Cuidado com os erros de concordância com verbos que não permitem o plural ou uso de singular quando o verbo deve ir para o plural. Os verbos fazer e haver, por exemplo, quando indicarem tempo cronológico, não variam quanto ao número, ou seja, não se pluralizam: “Faz dez anos que viajamos pela última vez”, e não “Fazem dez anos que viajamos pela última vez”; “Encontra-se soluções” (forma errada) em vez de “Encontram-se soluções” (lembre-se de que, nesse caso, o verbo deve concordar com o sujeito).

As regras do Português são muitas e só nos acostumamos com o tempo. Enquanto isso, evite esses erros acima e garanta sua redação nas provas.

Bos sorte.

Até mais.

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo