Você está aqui:Home » Dicas » Documentários » 10 documentários sobre educação que você deveria assistir

10 documentários sobre educação que você deveria assistir

Olá pessoal!

Inovação em sala de aula: é algo que todo professor procura para conquistar a atenção de seu aluno. E que tal utilizar documentários para isso?

Mais do que entreter, alguns filmes têm o poder de inspirar. Ainda mais quando o assunto é educação. Produções nacionais e internacionais sobre o tema vão além do questionamento do modelo tradicional de ensino e convidam para uma reflexão sobre o papel do professor, do aluno e do sistema educacional.

A Revista Educação, com apuração da repórter Nathália Aguiar, selecionou 10 dicas de documentários sobre educação para você preparar a sala, e até mesmo a pipoca, que a sessão já vai começar:

1- Quando sinto que já sei

Custeado por meio de financiamento coletivo, o filme registra práticas inovadoras na educação brasileira. Os diretores investigaram iniciativas em oito cidades do Brasil e colheram depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais.

2- A Educação Proibida

Gravado em oito países da América Latina, o documentário problematiza a escola moderna e apresenta alternativas educacionais em mais de 90 entrevistas com educadores. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva.

3- Tarja Branca

Tratado com seriedade, o direito de brincar é o tema deste documentário, que aborda o conceito de “espírito lúdico” e convida para a reflexão do desenvolvimento do homem adulto.

4- Entre os muros da escola

Uma sala de aula na periferia de Paris simboliza o choque cultural presente na França contemporânea: François Marin, um professor francês, busca formas de se aproximar de seus estudantes asiáticos, africanos, árabes e franceses. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, protagonista da narrativa.

5- Mitã

Educação, espiritualidade, tradição e cultura da criança se misturam na narrativa, inspirada pelos pensamentos de Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio.

6- Pro dia nascer feliz

O filme mostra um cotidiano de desigualdade e violência de jovens de quatro escolas públicas brasileiras, em Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e no Rio de Janeiro.

7- Além da sala de aula

Baseado em fatos reais, o filme narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada em uma escola temporária para sem-tetos nos Estados Unidos.

8- Sementes do nosso quintal

A infância é o tema central do documentário, que mostra o cotidiano da Te-Arte, uma escola infantil inovadora focada no estímulo da criatividade infantil, e na trajetória da idealizadora Thereza Soares Pagani.

9- Quando tudo começa

Em meio à miséria e à indiferença do governo francês, um professor de uma escola pública se envolve com as situações vividas pelas famílias das crianças e protesta contra as políticas sociais do país.

10- Paulo Freire – Contemporâneo

Entrevistas com familiares, pedagogos e o próprio Paulo Freire apresentam o pensamento e a atemporalidade do método de alfabetização do educador.

Ao final da sessão, você pode propor um debate sobre o assunto abordado. Quem sabe daí não surgem grandes ideias para transformar sua escola e seu ensino?

Bom filme!

comentários (3)

  • ÁDILON FERRAZ RIBEIRO

    Só há um erro na descrição que cabe elucidar. O documentário abrange oito países, porém não são só países latino-americanos, visto que a Espanha também aparece entre essas nacionalidades. Então são sete países latino-americanos e um europeu.

    Um grande abraço!

    Responder
  • Rose

    Sugiro o documentário carregadoras de sonhos.

    Responder
  • André de Siqueira

    Ainda estou assistindo, mas é um documentário riquíssimo, inovador e muito inteligente em seu conteúdo. Muito bem, quando eu terminar darei por completo meu depoimento/opinião em uma resenha bem apurada com todo meu conhecimento sobre educação desde o meu tempo de escola com a atualidade. Por hora, meus parabéns aos idealizadores e produtores. Estou gostando e muito.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo