Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para passar na 2ª fase da OAB

10 dicas para passar na 2ª fase da OAB

Olá futuros advogados!

A cada ano milhares de estudantes de Direito se tornam bacharéis. Entretanto, o número dos que efetivamente se tornam advogados é bem menor. A prova do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) constitui um grande obstáculo ao sonho da advocacia.

Após cinco anos estudando, mesmo tendo conseguido passar por todas as provas e trabalhos exigidos na faculdade, o bacharel somente poderá exercer a profissão de advogado após a aprovação no exame da OAB. Essa prova acaba sendo um entrave tão grande que muitos, após repetidas reprovações, acabam por desistir e simplesmente abandonam todo o esforço, dinheiro e tempo despendidos na faculdade.

Reunimos 10 dicas para você poder passar na 2ª fase do exame da OAB:

1 РAl̩m de estudar a pe̤a, pratique a resolṳ̣o das quest̵es
É preciso treinar a resolução de questões que já caíram pelo site da OAB. Lá tem o espelho de correção.

2 – Aposte no material mais atualizado
A OAB pode cobrar súmulas dos tribunais que saíram até a publicação do edital. Podem cair as súmulas publicadas até outubro de 2013. Por isso, o candidato deve estar bastante atento à atualização do seu material.

3 – Habitue-se ao material que terá no dia da prova
Estar totalmente familiarizado com o material de consulta para a prova é essencial. Na prova, o candidato pode apenas usar o código, a legislação seca, sem anotações.

4 РFa̤a simulados para treinar o gerenciamento do tempo
Resolva provas anteriores e fique de olho no relógio. Assim é possível ter a noção de gerenciamento do tempo, fundamental para conseguir fazer a peça e resolver as questões a tempo.

5 – Crie condições semelhantes às da prova
No dia da prova o candidato é obrigado a escrever a mão, portanto deve treinar este tipo de escrita.

6 – Descanse na noite anterior
A prova é longa e exige máxima concentração. Por isso, perder horas de sono na véspera pode comprometer o desempenho do candidato mais cansado.

7 РChegue com anteced̻ncia ao local de prova
Segundo prevê o edital, os candidatos devem chegar ao local de prova 1h30 antes do início da prova. Lembre-se o horário oficial é o de Brasília.

8 – Responda primeiro as questões mais fáceis
Logo na primeira leitura, pode aparecer uma questão de fácil resposta. Em seguida, ele deve começar a fazer a peça, e depois voltar às outras questões.

9 – Atente aos termos jurídicos no enunciado da peça
A primeira leitura , geralmente, é assustadora e acompanhada por muitas interrogações. Por isso na segunda leitura, ele deve ir circulando os termos jurídicos que encontra no texto, porque são estas as palavras que ele vai encontrar no índice remissivo.

10 РṆo deixe nada em branco
Na prova teste só há um alternativa correta, não existe meio termo. Na prova escrita existem, certo, meio certo, 0,25 ponto. E essa nota quebrada vai fazer toda a diferença na pontuação final. Não sabe a resposta? Procure termos do enunciado no código, indique artigos, mas não deixe em branco.

E você, tem alguma dicas? Comente!

Boa prova!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo