Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 10 dicas para escrever e publicar artigos científicos

10 dicas para escrever e publicar artigos científicos

Olá, pessoal!

Todo mundo sabe que escrever e publicar um artigo científico não é nada fácil. Fazer uma boa pesquisa exige precisão e domínio sobre o assunto. Por isso, muitos estudantes ficam em dúvida sobre a maneira correta de elaborar o seu trabalho. Por onde começar? Como definir o tema da pesquisa? Qual linguagem utilizar no texto?

Segundo Gilson Volpato, professor de redação científica, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), as pessoas costumam ter dúvidas e errar porque não sabem ciências, ou não aprenderam de maneira correta: “Muitos professores transformam essa disciplina em um conjunto de regras”. Inclusive, para ajudar alunos, professores e pesquisadores a escreverem uma pesquisa acadêmica, Volpato criou o Clube SOS Ciência, que tira dúvidas on-line sobre redação científica.

Com base na conversa com o professor, o site Porvir reuniu algumas sugestões para auxiliar na redação e publicação de um artigo científico. No entanto é preciso lembrar que não existe receita para a elaboração de uma boa pesquisa. Cada projeto tem seu “jeito de ser”.

Confira algumas dicas:

1. Leia sobre o que já feito

Antes de começar um projeto de pesquisa, é importante checar diversos conteúdos da área para conhecer tudo o que já foi falado sobre o tema. Uma das sugestões do professor Volpato é ler artigos de boas revistas internacionais.  Além disso, fazer um levantamento de publicações que podem ser utilizadas para dar base ao seu projeto também ajuda.

2. Pense no nível que a sua pesquisa irá atingir

Você precisa identificar o nível de ciência que se pretende atingir. Ache publicações científicas que estariam no patamar da sua pesquisa: você pretende atingir uma Science, com abrangência em diversas áreas de conhecimento, ou deseja focar em uma publicação especializada? Se a sua resposta for publicar em um veículo científico de grande abrangência, você vai ter que pensar e elaborar a sua pesquisa de forma que ela seja compreensível para o maior número de pessoas possível, incluindo outras áreas de conhecimento.

3. Apresente uma novidade

Não existe uma boa pesquisa sem algo novo ou relevante. “Os pesquisadores têm dificuldade de aceitar que o tema da sua pesquisa não apresenta uma novidade”, conta Volpato. Segundo ele, após ler sobre o que já foi desenvolvido dentro do tema, é necessário encontrar uma nova abordagem. Uma pesquisa muito repetitiva não pode apresentar grandes contribuições científicas.

4. Saiba a hora certa para começar a escrever

Muitas pessoas começam a escrever o seu artigo na hora errada. Segundo Volpato, para manter a unidade do texto é importante ter uma ideia completa do trabalho. Não comece a adiantar algumas partes do seu artigo sem ter concluído a pesquisa, analisado e interpretado dados.  Antes de começar a escrever, o professor afirma que é necessário já ter em mente a resposta para algumas perguntas: 1- Como surgiu a pesquisa?, 2- Onde você chegou?, 3- Como chegou nesse caminho e o que me faz aceitar a sua história?, 4- O que isso muda na ciência?, 5- Por que as pessoas se interessariam por isso?

5. Tenha em mente o tipo de revista que você gostaria de publicar

Após ter uma visão geral do trabalho, respondendo as perguntas anteriores, comece a pensar na revista que você deseja ter o seu trabalho divulgado. Leia diversos artigos e tente observar o formato que eles seguem. “É bom conhecer o jeitão da revista”, apontou Volpato. Pense nessa estrutura quando estiver escrevendo.

6. Mantenha a lógica no texto

Na hora de escrever é preciso observar se as ideias da pesquisa não estão se contradizendo. De acordo com o pesquisador, muitas pessoas acabam cometendo erros nesse item. Introdução, desenvolvimento e conclusão devem estar muito bem alinhados e relacionados. Todas as partes devem apresentar coerência e lógica. Releia o texto e veja se ele consegue manter uma unidade.

7. Encontre a medida certa

O tamanho do texto não quer dizer qualidade. “Nenhuma palavra a mais, nenhuma palavra a menos. A gente tem que saber sintetizar”, apontou Volpato. Segundo ele, as pessoas tendem a achar que os trabalhos mais longos são os melhores. No entanto, o número de páginas não é sinônimo de qualidade. É  importante apresentar todos os argumentos de maneira clara e objetiva.

8. Seja claro e evite palavras que dificultam o entendimento

Nada de palavras difíceis. Tente tornar a sua pesquisa mais acessível e troque as palavras de difícil entendimento. Segundo Volpato, a ciência tem um caráter transdisciplinar, porém, quando você escreve um artigo cheio de termos técnicos e palavras desconhecidas, a sua pesquisa tende a ficar restrita apenas para pessoas da área. “É importante pensar que você está escrevendo um texto para ser lido por diferentes públicos.”

9. Compartilhe o seu conhecimento

Após concluir um artigo é importante tentar a sua publicação em revistas de divulgação científica. Segundo o professor Volpato, a divulgação da pesquisa é tão importante quando a redação. É a partir da publicação que você poderá compartilhar o seu conhecimento com outros pesquisadores. Além disso, também terá a oportunidade de submeter o seu trabalho para avaliação de outros especialistas. Antes de enviar um artigo para análise, observe atentamente o formato exigido em cada publicação. Algumas revistas têm normas específicas que devem ser seguidas, incluindo padronização de estilo, quantidade de caracteres e outras referências.

10. Acompanhe os resultados

Não pense que a publicação do artigo é o último passo. Após divulgar a sua pesquisa, tente observar a repercussão do seu trabalho no mundo científico. Observe as contribuições acadêmicas da sua pesquisa. Ao visualizar quem está citando o seu artigo, procure entender quais reflexões estão sendo geradas a partir dele.

Como já dito antes, essas dicas não são uma regra para escrever um artigo científico, já que cada um tem suas particularidades.

Boa pesquisa! Até logo!

Fonte: Porvir

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo