Você está aqui:Home » Enem » 10 dicas de redação para ter sucesso no Enem

10 dicas de redação para ter sucesso no Enem

Olá, vestibulandos!

Para tirar nota 1.000 na redação do Enem, é preciso compreender as principais etapas da produção de uma redação. Esta é uma fase muito importante em qualquer processo seletivo e é indicado treinar com antecedência as técnicas de redação, que podem fazer toda a diferença.

10 dicas para fazer uma redação de sucesso no Enem!

1) Prepare-se previamente

Praticar a redação deve ser uma prioridade em seus estudos preparatórios. Os temas das redações do Enem não são divulgados antes da data das provas. Mas os especialistas garantem que sempre são temas atuais, frequentemente expostos e debatidos pela mídia e na maioria dos casos são assuntos de caráter social. Nos meses que precedem a prova, faça a leitura de notícias, assista os noticiários e fique inteirado sobre os assuntos cotidianos – compreenda todos os assuntos envolvidos e tenha em mente quais são os seus argumentos.

2) Saiba qual o gênero textual escolhido no processo seletivo

A redação dissertativa-argumentativa é a mais frequente em todos os tipos de processos seletivos, inclusive no Enem. Conheça bem as características deste tipo de redação e pratique bastante. Você receberá um tema selecionado pelos organizadores da seleção e terá que defender seus argumentos, criando uma tese no início do texto e construindo, nas demais fases, o seu posicionamento.

3) Leia sempre os enunciados

Leia atentamente o que está sendo pedido: no enunciado, muitas vezes há uma citação importante ou um pequeno texto situando o estudante ao tema. Em geral, a redação tem a ver com o tema escolhido da redação. Um dos erros mais comuns é escrever fora do tema pedido por falta de atenção à questão inicial. Ficou com dúvidas? Releia o enunciado mais uma vez.

4) Crie um rascunho estruturado

Reserve mais tempo para realizar a redação – é de fato a parte da prova que exige mais do candidato. Após a leitura e ter entendido o tema, crie um rascunho estruturado. Como fazer um rascunho? Muito simples: inicie com o seu posicionamento, aquele que irá defender ao longo da redação. Crie tópicos separadamente para cada argumento. Como é um rascunho, coloque todas as suas ideias ali, sem medo de parecerem desconexas. Depois organize conforme a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa, como verá a seguir.

5) Saiba qual é a estrutura básica de uma dissertação argumentativa

Uma redação possui três fases: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. E no caso da dissertação dissertativa-argumentativa, há alguns elementos importantes a serem compreendidos. Confira o passo a passo!

  • Passo 1 – Introdução: É a apresentação do tema e do seu posicionamento. É uma forma de direcionar o assunto que virá a ser desenvolvido a seguir.
  • Passo 2 – Desenvolvimento: É a defesa e os desdobramentos da sua tese. Aqui você pode criar parágrafos para justificar a sua ideia, apontar exemplo, citar referências que tenha em mente, levantar questionamentos e muito mais. Por isso é importante se manter informado, para ter recursos para escrever. Seja claro e direto e mantenha a coerências das suas ideias. A ideia é convencer o leitor a compartilhar da sua visão.
  • Passo 3 – Conclusão: Retome as ideias expostas na introdução. Apresente saídas e resultados. Faça um apanhado geral do que expôs anteriormente.

6) Use a linguagem mais adequada

Em dissertações como as do Enem, é preciso evitar o uso da primeira pessoa, por exemplo, “eu acho a crise afeta muitos brasileiros”, “penso que a polícia deveria ter um preparo melhor”, etc. É claro que você deve dar a sua opinião de maneira clara, mas faça isso usando uma abordagem mais formal: “Nota-se que a crise afeta muitos brasileiros” ou “Falta preparo à polícia”.

Evite ainda as gírias, os vícios de linguagem e lembre-se que uma coisa é o discurso falado e outra e o discurso escrito. Numa redação, não escrevemos como falamos. Prepare-se antes da prova, enriquecendo o seu vocabulário.

7) Saiba dividir as suas ideias no texto

Um dos erros mais comuns dos estudantes nas redações do Enem é colocar as suas ideias de modo descoordenado. Às vezes o candidato tem um bom posicionamento e bons argumentos e até se preparou compreendendo diversos temas de cunho social que pesquisou na imprensa. Mas por falta de conhecimento e prática quanto à pontuação, estruturação de frases e parágrafos e de outros elementos que ajudam o leitor a compreender o que você escreveu, acabam não atingindo a pontuação adequada.

Sempre que tem uma nova ideia ou argumento, inicie um novo parágrafo, em nova linha. Jamais deixe uma linha ou parágrafo sem conexão com o restante do texto. Saiba qual a função de cada ponto e use-os com atenção.

8) Reescreva o seu rascunho

Passe a limpo o seu rascunho, aprimorando as suas ideias e inserindo coisas que você considera faltar. Para não fazer com pressa, divida melhor seu tempo para que seja possível transcrever o conteúdo.

9) Seja criativo

Não é porque esta é uma dissertação argumentativa que você não pode ser criativo com suas ideias e com as soluções que apresenta do texto. Explore bem a sua criatividade, mas mantenha o bom senso.

10) Revise o texto

É impressionante a quantidade de candidatos que perdem pontos por esquecerem de revisar a prova e deixar passar aqueles errinhos gramaticais ou ortográficos. Para finalizar, corrija linha por linha e parágrafo por parágrafo. Na dúvida sobre uma palavra, substitua por um sinônimo mais claro e que você conheça. Não tente enfeitar demais o texto. A revisão pode fazer a diferença na sua pontuação.

 Boa sorte!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo