Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Administração e Negócios » 10 cursos online gratuitos para executivos de sucesso

10 cursos online gratuitos para executivos de sucesso

Olá, leitores!

Sabia que não são só estudantes que procuram por cursos na internet? Cada vez mais executivos têm buscado cursos online gratuitos para uma maior capacitação. Pensando nisso, trazemos aqui 10 opções para executivos de sucesso.

Uma das plataformas de cursos online grátis mais populares é o Coursera, fundado por professores da Stanford University. Os brasileiros já são o 5º maior público do site em número de visitantes, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Índia, China e Reino Unido.

Em reportagem para o site Exame.com, o Coursera revelou os 10 cursos sobre negócios mais populares atualmente entre os usuários nacionais.

Cursos online gratuitos para executivos de sucesso

As aulas são apresentadas por professores de instituições brasileiras, como Unicamp, e estrangeiras, como Yale e tratam de assuntos como marketing analítico, análise de dados, design thinking e mercados financeiros. Confira:

1. Introdução ao marketing analítico

O objetivo do curso é explicar a importância de tomar decisões em marketing com base em análise de dados, definindo e aplicando diversas métricas com essa finalidade. O aluno é apresentado ao conceito de marketing analítico e aprende a desenvolver métodos de levantamento de dados, formular hipóteses e conduzir diversas outras ações para promover uma marca.

  • Instituição: Insper
  • Professores: Carlos R.F. Bara, Danny Claro e Silvio Laban

2. Negociações de sucesso: estratégias e habilidades essenciais

Neste curso, o professor apresenta um roteiro para analisar uma negociação. De ferramentas psicológicas que você pode empregar para convencer o seu interlocutor a questões éticas que precisam ser respeitadas nesse processo, o curso oferece um panorama teórico e prático para resolver controvérsias no âmbito dos negócios.

  • Instituição: University of Michigan
  • Professor: George Siedel

3. O empreendedorismo e as competências do empreendedor

Nestas aulas, o foco são as competências necessárias para perceber uma oportunidade de negócio e desenvolvê-la. O aluno poderá refletir sobre como o empreendedor pode mobilizar recursos próprios e alheios para alavancar suas ideias.

  • Instituição: Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
  • Professor: Paulo Lemos

4Dominando a análise de dados no Excel

Neste curso, os professores ensinam a aplicar conceitos e métodos matemáticos mais usadas por cientistas de dados para reduzir incertezas e obter informações estratégicas a partir dos dados. O foco está em dois modelos: classificação binária e regressão linear. Para acompanhar as aulas, o aluno precisa ter alguma familiaridade com álgebra, logaritmos, entre outras ferramentas matemáticas.

  • Instituição: Duke University
  • Professor: Jana Borg e Daniel Egger

5Influenciando pessoas

Saber influenciar as pessoas é uma habilidade decisiva para o sucesso – ainda mais se você não tem qualquer tipo de autoridade mais formal no seu ambiente de trabalho. A proposta destas aulas é ensinar métodos eficazes para construir, desenvolver e sustentar uma base de poder na sua empresa, além de táticas para persuadir pares, superiores e subordinados.

  • Instituição: University of Michigan
  • Professor: Scott DeRue e Maxim Sytch

6Design thinking para inovação

executivo-voando-e-grafico-em-crescimento

Aqui, a professora ensina a aplicar ferramentas de “design thinking” para pensar de forma original e gerar inovação no mundo corporativo. As aulas incluem um modelo de quatro perguntas-chave para resolver problemas e algumas histórias reais de empresas que usaram a abordagem do “design thinking” para descobrir soluções criativas para seus problemas.

  • Instituição: University of Virginia
  • Professor: Jeanne M. Liedtka

7Gamification

Nestas aulas, o professor ensinará os mecanismos básicos da “gamification”, isto é, a aplicação de elementos típicos do mundo dos jogos a contextos não relacionados aos games – inclusive nos negócios. Além de trazer conceitos básicos sobre o tema, o curso apresenta meios práticos de explorar o potencial da “gamification” para revolucionar as práticas da sua empresa.

  • Instituição: University of Pennsylvania
  • Professor: Kevin Werbach

8Mercados financeiros

Vencedor do prêmio Nobel de economia em 2013, Robert Shiller ensina neste curso os princípios básicos que regem os mercados financeiros. A programação das aulas inclui tópicos como gestão de riscos, finanças comportamentais e política monetária.

  • Instituição: Yale University
  • Professor: Robert Shiller

9Mais eficiência, menos trabalho: gestão do tempo e a melhora da produtividade pessoal e profissional

O curso faz parte de uma série voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para aumentar a sua empregabilidade em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Aqui, a professora ensina princípios básicos para administrar o tempo, definir prioridades, delegar tarefas e ser mais produtivo na sua rotina de trabalho.

  • Instituição: University of California, Irvine
  • Professora: Margaret Meloni

10Análise contábil

A análise de dados pode revelar o segredo da boa performance de uma empresa, além de permitir vislumbrar cenários financeiros futuros. Nestas aulas, o aluno é tem a oportunidade de refletir sobre esse tema e compreender como dados financeiros e não-financeiros interagem para prever eventos, otimizar operações e definir a estratégia de um negócio.

  • Instituição: University of Pennsylvania
  • Professores: Brian Bushee e Christopher Ittner.

O mundo corporativo é bem competitivo, então seja o destaque e dê uma turbinada no seu currículo com estes cursos online gratuitos para executivos de sucesso.

Até mais!

Fonte: Coursera

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo