Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 10 concursos públicos que serão mais desejados em 2014

10 concursos públicos que serão mais desejados em 2014

Olá concurseiros!

Tudo indica que 2014 vai ser um ano similar a 2013 em termos de oferta de vagas em concursos públicos.  Uma prova disso é o número de vagas previstas no projeto de lei orçamentária da União: ao todo, 50 mil oportunidades.

Confira as apostas de três especialistas em relação aos concursos públicos previstos que serão mais desejados (e disputados) neste ano:

1.Polícia Federal

Em fevereiro, candidatos disputam 566 oportunidades administrativas na Polícia Federal. O concurso encerrou inscrições no dia 23 de dezembro. “Mas ainda há previsão para concurso de agente, escrivão e delegado”, diz o professor de técnicas de estudo da Central de Concursos, Adalberto Pinto.

A PF aguarda autorização para 600 vagas de agente, 450 oportunidades para escrivão e 150 para delegado. Salário de escrivão chega a 5,5 mil reais e para delegado é de mais de 14 mil reais.

2. Polícias Civis

O ano de 2014 também têm boas oportunidades nas policias civis. “O grande viés dos concursos de 2014 fica com a área de segurança pública”, diz Alexandre Lopes, sócio do curso Maxx. Estão previstos concursos com 517 oportunidades no Distrito Federal, 850 vagas no Rio de Janeiro e 367 vagas em Tocantins.

3. Defensorias públicas

Alexandre Lopes, do curso Maxx, e o professor e autor Marcelo Hugo da Rocha destacam as previsões de concursos para defensores públicos. “O entendimento da sociedade no que diz respeito à luta por direitos e proteção tem ampliado a demanda por profissionais nas defensorias. O movimento de melhora da remuneração é nítido ao longo dos últimos 10 anos”, diz Lopes.

4. Tribunais regionais (do trabalho e eleitorais)

Destaque para o Tribunal Regional do Trabalho, da 2ª região, que abriu 329 oportunidades nos cargos de técnico e analista. As inscrições vão até sexta-feria, dia 17 de janeiro no site da Fundação Carlos Chagas . Os salários variam de 5.345,03 a 9.898,20 reais. Atualmente o TRT da 2ª região conta com projeto de lei para a criação de 2 mil vagas. Caso aprovado, as oportunidades poderão ser utilizadas para remanescentes deste concurso.

5. Tribunais de Justiça

Boas oportunidades devem surgir em estados da região Nordeste. Os Tribunais de Justiça do Ceará, Piauí e Sergipe têm concursos públicos previstos. No Ceará serão selecionais 238 servidores e 93 juízes substitutos.

O Piauí concentra o maior número de vagas. São mais de mil oportunidades para juízes e demais servidores. E, em Sergipe, haverá oportunidades para técnico judiciário e também para analista.

6. Receita Federal

“Receita Federal, na área fiscal, apresenta as carreiras mais cobiçadas no serviço público e tem previsão de concurso para 2014”, diz Alexandre Lopes. Segundo ele, entre os concursos que exigem nível superior em qualquer área de formação este é o mais atraente, em termos de salário.

A previsão, diz o professor da Central de Concursos, é que o concurso de auditor e analista tributário da Receita seja um dos mais cobiçados deste ano já que os salários variam entre 7 mil e 14 mil reais.

7. Ministério do Trabalho e Emprego

Ao todo estão previstas 1.365 oportunidades no ministério do Trabalho e Emprego. Para auditor fiscal do trabalho, o cargo mais cobiçado pelos concurseiros de nível superior, estão previstas 500 vagas e o salário é de mais de 14 mil reais.

Além disso, há 35 oportunidades para contadores e outras 415 para agente administrativo, cargo de nível médio. Para este concurso as inscrições começam na quarta-feira dia 15 de janeiro e vão até o dia 3 de fevereiro. As remunerações são de 2.573,22 reais para agente e de 3.981,43 reais para contadores. No site do Cespe, ogranizador do concurso, há mais informações.

8. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Entre os concursos de ministérios federais, o professor e autor Marcelo Hugo da Rocha diz que um dos destaques é a seleção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Embora o prazo para a publicação se estenda até o dia 17 de março, o edital deve sair ainda neste mês e serão 796 oportunidades. A organizadora escolhida é a Consulplan.

O  salário mais atraente é o de fiscal agropecuário. São 232 vagas divididas entre graduados em agronomia (81), veterinária (119), química (20) e farmácia (12). Salário é de 11.904,69 reais. Há também  50 oportunidades para agente de atividades agropecuárias, 100 vagas para agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, 110 vagas para agente administrativo. Há 25 vagas para administradores, 2 oportunidades para bibliotecários, 6 vagas para contador, 3 para engenheiro, 4 para economias e 2 para psicólogo, entre outras.

9. Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Alexandre Lopes, sócio do curso Maxx, também destaca as seleções previstas nas agências reguladoras e, neste âmbito, o concurso da Anac é um dos mais esperados. A previsão é que sejam selecionados técnicos administrativos, técnicos de regulação de aviação que são cargos de nível médio. Para quem tem nível superior a expectativa é para as oportunidades para especialista em regulação de aviação e analista administrativo.

10. Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq)

Outra agência reguladora que deve abrir oportunidades é a Agência Nacional de Transporte Aquaviário ( Antaq). Devem ser oferecidas mais 200 oportunidades para cargos de nível médio e superior.

O último concurso da Antaq aconteceu em 2009. Os salários são atraentes. Para quem tem nível superior, as vagas são para especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários e analistas administrativos, com vencimentos de até 10,3 mil reais. Os cargos de técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários e de técnico administrativo têm salários na casa dos 5 mil reais.

E você, vai fazer algum destes concursos? Qual?

Boa sorte!

Fonte: Exame

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo