Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 10 aplicativos gratuitos para aprender história

10 aplicativos gratuitos para aprender história

Se antes eles eram taxados como vilões por dispersarem a atenção dos alunos, hoje em dia são utilizados como ferramenta de estudo

Olá, leitores!

Com a popularização dos smartphones e tablets, é difícil andar na rua sem encontrar uma pessoa digitando, rindo de algum vídeo ou concentrada em uma leitura. E, engana-se quem acha que eles servem apenas para diversão, troca de mensagens e visualização de fotos e vídeos. Com a tecnologia cada vez mais a serviço da população, os aplicativos tomaram conta do nosso dia a dia e deixaram de ser vilões, e tornaram-se aliados na hora do estudo, assim como no mercado de trabalho.

Além da ruptura com o tradicional, a flexibilidade das ferramentas encanta jovens e professores. Afinal, é possível aprender ou rever uma matéria no ônibus, metrô e em qualquer lugar. De matemática a atualidades, os aplicativos oferecem conteúdos exclusivos e diferentes aos alunos.

Para quem quer aprender um pouco mais e se aprofundar nos temas expostos durante a aula de história, por exemplo, algumas ferramentas podem ser úteis. Elas trazem exemplos e contam detalhes maiores sobre diversos assuntos. Confira abaixo alguns aplicativos que podem te ajudar.

celular-aplicativos

  1. History:Maps of World
    O aplicativo disponibiliza mapas referentes a diferentes períodos da história, de várias partes do mundo. É ideal para entender, de forma visual, algumas explicações das aulas de história e geografia. Está disponível grátis para iOS.
  2. Presidentes do Brasil
    Disponível para iOS e Android, o aplicativo disponibiliza informações sobre a política brasileira. Além de ficar por dentro da história, é possível avaliar, por meio de um quiz, o seu conhecimento sobre o tema e absorver novas experiências.
  3. No Vestibular
    Avalie o seu conhecimento respondendo ao simulado do No Vestibular. Além de perguntas sobre história, é possível responder questões de matemática, física, química, geografia, biologia, português e inglês. O app está disponível em iOS e Android.
  4. Look Historia
    Aprenda de uma maneira rápida e resumida, todo o conteúdo de História do ensino médio. O aplicativo separa os temas por períodos históricos – Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, Antiguidade, Idade Medieval, Idade Moderna e Idade Contemporânea – e é ideal para complementar o conteúdo visto em sala de aula. Gratuito para iOS e Android, também é possível encontrar explicações em vídeos.
  5. História do Brasil
    Usuários de gadgets da Apple contam com esse aplicativo que promete ensinar história de maneira rápida. Ele é dividido em onze partes e esse curso intensivo trata sobre a História do Brasil, desde a chegada dos portugueses, ou seja, mais de 500 anos de conhecimento.
  6. The World Factbook
    Gratuito, mas disponível apenas para iPad, o app traz diversas curiosidades e informações históricas sobre mais de 250 países, o que possibilita um aplo conhecimento sobre diversas culturas e lugares diferentes.
  7. Exercitando
    O jogo de pergunta e resposta promete divertir o aluno enquanto estuda. Basta responder as questões e ganhar ou perder pontos ao longo do jogo. É possível, ainda, fazer simulados do Enem nesse app, que está disponível para iOS.
  8. The HistoryClock
    De uma maneira simples, o aplicativo converte o horário atual em um ano, trazendo os principais fatos que aconteceram na data. Incrível, não? Disponível para iOS, o aplicativo enconra-se disponível apenas em inglês.
  9. APP PROVA
    Disponível para smartphones, computadores e tablets, o aplicativo contém provas do Enem e diversos vestibulares. Dessa forma, permite a realização de testes e, ainda, que o aluno veja como está seu desempenho perante os demais concorrentes e quais conteúdos precisa estudar mais.
  10. Passei! Enem
    Com mais de 500 exercícios, divididos em diversas matérias, o app não precisa de conexão à internet e funciona como um simulado. A ideia é preparar os alunos para o Enem e vestibular de maneira descontraída.Disponível para iOS.

Bons estudos e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo